Migalhas Quentes

Resultado do sorteio do e-book "Lei Geral das Agências Reguladoras"

Livro faz parte da "Coleção Soluções de Direito Administrativo" e traz a análise da Nova Lei Geral das Agências Reguladoras no Brasil, destacando as principais novidades incorporadas pela lei.

22/1/2021

Parte da "Coleção Soluções de Direito Administrativo – Leis Comentadas", o volume 10 "Lei Geral das Agências Reguladoras" (Thomson Reuters – Revista dos Tribunais - 272p.), de Danilo Vieira Vilela, traz uma análise pormenorizada da lei  13.848/2019, que disciplinou regras gerais sobre as agências reguladoras no Brasil. 

(Imagem: Arte Migalhas)

Assim, busca-se compreender o papel dessas agências no Estado brasileiro, a partir do estudo dos princípios aplicáveis à sua atuação, bem como de institutos jurídicos cuja disciplina foi harmonizada com a nova lei, tais como a Análise de Impacto Regulatório e a Agenda Regulatória. Propõe-se, dessa forma, evidenciar as principais novidades trazidas pela nova lei geral, destacando aspectos relacionados ao processo decisório, à prestação de contas e ao controle social das agências reguladoras, bem como as formas de interação dessas autarquias especiais entre si e com órgãos de defesa da concorrência, do meio ambiente ou do consumidor.

O livro faz parte da Coleção Soluções de Direito Administrativo em sua série II - Regulação Econômica. Traz a análise da Nova Lei Geral das Agências Reguladoras no Brasil, destacando as principais novidades incorporadas pela lei, dentre elas a Análise de Impacto Regulatório, cuja abordagem já se apresenta de acordo com o decreto 10.411/2020. Assim, a obra oferece aos mais variados profissionais e estudantes, importantes esclarecimentos úteis, dentre outros, à prática e aos estudos de Direito Administrativo, Direito Econômico e Direito Constitucional.

Aproveite e conheça todos os volumes da "Coleção Soluções de Direito Administrativo – Leis Comentadas".

Sobre o autor:

Danilo Vieira Vilela conta com experiência no estudo das Agências Reguladoras no Brasil, tendo se dedicado a esse tema no doutorado concluído na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Além disso, tem mestrado em Direito Obrigacional (UNESP), sendo, atualmente, professor efetivo na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), advogado e árbitro.

__________

Ganhador:

Diogo Pinto Coelho Caparroz Ferraz, de Belo Horizonte/MG.

 

_________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Alcolumbre adia sabatina de Jorge Messias e critica omissão do governo

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025