Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Responsabilidade Civil das Agências Reguladoras"

Livro foi atualizado devido a publicação da lei 13.848/2019, que dispõe sobre a gestão, organização, processo decisório e controle social das agências reguladoras federais.

31/3/2021

Em sua 4ª edição, a obra "Responsabilidade Civil das Agências Reguladoras" (Fórum - 254p.), de Flávio de Araújo Willeman, trata do tema de forma inédita, iniciando pela apresentação do instituto da responsabilidade civil, adentra nas peculiaridades de cada um dos tipos de atos regulatórios e finaliza pelo exame das particularidades da responsabilização dos dirigentes dos órgãos colegiados. 

(Imagem: Arte Migalhas)

As agências reguladoras surgiram no Direito brasileiro como instrumento importante para efetivação de um modelo novo de gestão da Administração Pública, tendo como escopo uma atuação técnica, sem injunções políticas, para, ponderando custos e benefícios, fiscalizar, normatizar e julgar conflitos de interesses nas relações atinentes aos serviços públicos concedidos ou de atividades econômicas de interesse geral.

Por ser novidade, a chance de danos decorrentes dessa atividade de risco faz surgir a necessidade de lançar um olhar mais crítico sobre as formas de atuação das agências, de modo a cotejá-las com as modalidades de responsabilização das pessoas jurídicas de direito público, notadamente o dever de indenizar por atos de regulação normativa, executiva e judicante.

Sobre o autor:

Flávio de Araújo Willeman é procurador do Estado do RJ. Mestre em Direito pela UCAM. Doutorando em Direito na UFF. Professor. 

__________

Ganhador:

Maurício Chiarotti de Siqueira, advogado em Piracicaba/SP

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025