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TJ/SP cria balcão virtual para comunicação de advogados e secretarias

Advogado analisa que a medida, no cenário de pandemia, beneficia os cidadãos e acesso à Justiça.

15/4/2021

O TJ/SP criou, por meio da resolução CNJ 372/21, o chamado “Balcão Virtual”, que visa a comunicação imediata por videoconferência com o setor de atendimento das unidades judiciais sem necessidade de agendamento.

(Imagem: Unsplash)

O projeto-piloto contempla alguns cartórios de 1ª e 2ª instâncias do TJ/SP, que fornecem, exclusivamente, informações relacionadas aos processos em andamento na unidade.

O tribunal informou que há previsão de expansão gradativa do Balcão Virtual para todo o Estado.

Os serviços disponíveis nesse modo de atendimento são:

- Informações sobre andamento de processos físicos ou digitais.

- Senha de acesso a processos digitais para partes e terceiros interessados.

- Informações sobre datas de cumprimento.

- Anotações de cumprimento urgente.

- Acesso urgente aos autos digitais para advogado com procuração juntada pendente de análise.

- Esclarecimento de dúvidas sobre procedimentos cartorários.

- Informações sobre funcionamento da unidade, horário, canais de atendimentos.

- Orientações a jurados.

- Qualquer informação não disponível nos demais canais on-line do TJ/SP.

Erick Tozzatti Andrade, advogado da área Cível, Tecnologia e Ética Corporativa do escritório Innocenti Advogados Associados, destacou que, na atual realidade de pandemia, o atendimento virtual beneficia os cidadãos.

“Na atual realidade, em razão das restrições impostas pela pandemia do covid-19, o atendimento virtual aos usuários é uma medida que impacta diretamente no acesso à Justiça, além de beneficiar os cidadãos, já que traz maior segurança aos advogados, uma vez que não precisam se deslocar até o Fórum.”

 

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