Migalhas Quentes

STF julga queixa-crime de Boulos contra Eduardo Bolsonaro

No Twitter, Eduardo Bolsonaro acusou o MTST, do qual Boulos é coordenador, de ter invadido edifício Wilson Paes de Almeida.

14/5/2021

Em plenário virtual, os ministros do STF julgam apresentação de queixa-crime de Guilherme Boulos contra Eduardo Bolsonaro por posts no Twitter. De hoje até sexta-feira que vem, dia 21, o plenário decide se o deputado terá que responder ação por ter acusado Boulos de invasão.

Até o momento, apenas Marco Aurélio e Edson Fachin votaram pelo não recebimento da queixa-crime. 

(Imagem: Danilo Verpa/Folhapress/Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

Guilherme Boulos apresentou queixa-crime contra Eduardo Bolsonaro imputando-lhe os crimes de calúnia e difamação por postagens no Twitter. Nos posts, Eduardo Bolsonaro acusou o MTST, do qual Boulos é coordenador, de ter invadido O edifício Wilson Paes de Almeida, em São Paulo/SP. No post, o deputado teria dito que “políticos que incentivam o crime de invasões deveriam ser responsabilizados”. Em uma das publicações, Boulos aparece em foto.

Boulos afirma que Eduardo Bolsonaro cometeu o crime de calúnia ao informar, falsamente, que ele - político e coordenador do MTST - teria cometido invasão de domicílio ou incitação pública de prática de crime.

Votos

Marco Aurélio, relator, votou por não receber a queixa-crime. De acordo com o decano, o fato de a declaração ter sido publicada no Twitter, fora das dependências do Congresso Nacional, não afasta o artigo 53 da Constituição Federal, sobre a imunidade parlamentar.

Além disso, o ministro ressaltou que as referências do post estão inseridas em contexto de antagonismo político, “encerrando crítica ao movimento social e a posições ideológicas do querelante”.

“Ainda que grosseiras, tem-se o nexo com o exercício do mandato, estando coberta pela imunidade parlamentar.”

Veja o voto do relator.

No mesmo sentido da rejeição da queixa-crime votou Edson Fachin. O ministro divergiu apenas quanto à fixação dos honorários, os quais fixou em R$ 2 mil.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Ministro Fachin suspende julgamento de queixa-crime de Boulos contra Eduardo Bolsonaro por difamação

9/11/2020

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025