Migalhas Quentes

Escritório amplia projetos de inclusão e Comitê de Diversidade

Criada em 2019, iniciativa de FAS Advogados - Focaccia, Amaral e Lamonica Advogados visa promover e desenvolver diversidade e inclusão para todos os seus associados, colaboradores e clientes.

1/9/2021

Com constantes processos de evolução nos valores da sociedade, mudanças positivas vem ocorrendo, inclusive, no meio corporativo. É com esta questão que o FAS Advogados - Focaccia, Amaral e Lamonica Advogados vem reforçando e consolidando os seus ideais com as ações desenvolvidas no Comitê de Diversidade e Inclusão, denominado FAS Pra Todxs.

Criado no final de 2019, o FAS Pra Todxs tem como objetivo promover e desenvolver diversidade e inclusão para todos os seus associados, colaboradores e clientes, principalmente, tendo foco nos pilares de raça e etnia, LGBTQIA+ (orientação sexual e identidade de gênero), pessoas com deficiência, equidade de gênero e diversidade geracional. A própria escolha do nome do Comitê tem a intenção de deixar evidente o seu objetivo inclusivo. Por este motivo, através de uma votação democrática, foi decidido usar a letra ‘x’ ao invés de ‘o’ no termo ‘todos’, para representar todas as diversidades existentes. 

"O nosso objetivo com o Comitê foi, em primeiro lugar, estimular e promover a diversidade no universo do nosso escritório para, desta forma, sermos indutores de transformação nos clientes e parceiros nos quais temos contato. Sempre acreditamos que, se quisermos estimular os outros a fazerem algo, precisamos dar o exemplo e ser agentes proativos desta transformação", explica o dr. Luiz Eduardo Amaral de Mendonça, sócio do FAS Advogados. 

Segundo o advogado, foi por este motivo, inclusive, que logo no primeiro ano de existência do Comitê, uma das primeiras ações implementadas foi oferecer assessoria jurídica Pro Bono para uma empresa que desenvolvia um programa de certificação de Diversidade e Inclusão para empresas. "Sabemos que muitas Ong's e projetos sociais que trabalham para a inclusão precisam deste apoio jurídico, mas, muitas vezes, não  têm condição de arcar com este custo. Por isso, este apoio Pro Bono é algo que seguimos desenvolvendo em diversas frentes dentro do Comitê", pontua o dr. Luiz Eduardo.  

"O ‘FAS Pra Todxs’ é uma iniciativa que nos enche de orgulho, pois queremos promover a advocacia em prol da diversidade e inclusão, com intuito de ampliar a presença de pessoas diversas no ambiente corporativo, em todos os níveis hierárquicos.  Assim, assumimos o compromisso de combater a discriminação e o preconceito, com o objetivo de garantir oportunidades de carreira em igualdade de condições entre todos os colaboradores", ressalta o sócio do FAS Advogados. 

Neste ano, o Comitê implementou também um programa de estágio, denominado ‘FAS Acontecer’, destinado a estudantes de Direito que tenham dificuldades de inserção no mercado de trabalho devido à classe social e outros fatores determinantes que impeçam a inclusão na contratação. Na ação, os estagiários têm a oportunidade de conhecer todas as áreas de atuação do escritório e a primeira participante, contratada no mês de abril, já passou pela área de Contencioso Tributário. A estagiária passará agora três meses trabalhando no setor de Societária e M&A. Já o ‘FAS Pra Todxs Indica’ é mais uma iniciativa do grupo que visa trazer aos funcionários recomendações de conteúdos que abordem temas de diversidade e inclusão. 

Além disso, os esforços do FAS Pra Todxs em 2021 estão centrados em três objetivos, sendo: sensibilização aos principais parceiros, clientes e colaboradores sobre ações, pautas e programas em desenvolvimento; melhoria na coordenação e  capacitação no comitê e nos membros; e esforços aumentados e combinados para a aceleração e expansão dos processos seletivos que priorizem as contratações em prol da diversidade. Ademais os objetivos, o trabalho do comitê está organizado em atividades-chave, ou seja, em ações adotadas para transformação da cultura organizacional e promoção da diversidade em todas as frentes estipuladas como relevantes. . 

"Nós acreditamos em adotar a diversidade e inclusão como estratégia de negócio, sendo capazes de criar ferramentas de sensibilização, conscientização, capacitação de parceiros, clientes e colaboradores do FAS Advogados, que gerem impacto positivo para uma sociedade mais diversa e inclusiva. Para isso, levamos em consideração os seguintes valores, para aprimorarmos cada vez mais as nossas atividades-chaves no comitê: oportunidade e respeito à diversidade, colaboração social, diversidade e inclusão, conscientização e sensibilização", finaliza.

Ao longo de sua atuação, o Comitê desenvolveu ainda workshops sobre convivência com Pessoas com Deficiência, e a implementação do calendário de diversidade para proporcionar conhecimento e engajamento entre os colaboradores, além de treinamentos com esta temática. 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Só é cabível ação se nomeação fora das vagas ocorrer no prazo do concurso

2/5/2024

Pablo Marçal promete US$ 1 mi a quem achar ação movida por ele; advogado encontra e cobra

2/5/2024

Advogado que cobra R$ 51 mi de Pablo Marçal deve provar que é pobre para ter justiça gratuita

3/5/2024

STF fixa tese e delimita a condução de investigações penais pelo MP

2/5/2024

Deputado do Acre se confunde e chama Vade Mecum de “Freddie Mercury”

3/5/2024

Artigos Mais Lidos

Isenção do IR pra quem superou câncer: Entenda seus direitos

2/5/2024

Quando o cliente paga mal, você paga mais: O custo oculto da tolerância financeira na advocacia

3/5/2024

O que a regra que bane cláusula de não concorrência com trabalhadores nos EUA pode sinalizar para as empresas no Brasil

3/5/2024

Juridicamente, empresas não podem sofrer falência!

3/5/2024

Honorários advocatícios na execução por quantia certa

3/5/2024