Migalhas Quentes

BMA Advogados estrutura nova governança do Instituto Inhotim

Trabalho pro bono objetivou maior institucionalização e perenidade do Inhotim, com importante representação da sociedade civil

24/6/2022

No contínuo propósito de apoiar a sociedade e a cultura, o BMA Advogados foi responsável pela estruturação e implementação da nova governança do Instituto Inhotim – maior museu a céu aberto do mundo, com uma das maiores coleções de arte contemporânea do Hemisfério Sul exposta em um Jardim Botânico de 140 hectares no interior de Minas Gerais.

Instituto Inhotim – maior museu a céu aberto do mundo(Imagem: Reprodução Instituto Inhotim)

A pedido dos integrantes da nova gestão do Instituto - Lucas Pessoa, diretor-presidente, e Paula Azevedo, diretora vice-presidente -, o BMA se dedicou a desenhar o modelo institucional segundo as melhores práticas de governança e compliance para buscar a perenidade da instituição e sua sustentabilidade financeira, e apoiar a democratização do acesso museu e a ampliação de sua programação artística e socioeducativa.

O trabalho jurídico foi feito pelo BMA Inspiração – programa pro bono que, há muitos anos, apoia entidades e projetos de impacto social que traduzem os valores e as normas éticas do escritório.

Uma equipe multidisciplinar de advogados das áreas societária, tributária e imobiliária, liderada pelos sócios Chico Müssnich, Barbara Rosenberg e Lígia Regini, dedicou no total mais de 300 horas de trabalho, para a partir da análise da situação jurídica do Inhotim e dos bens doados (i) alterar e aprovar o novo estatuto social, regimento e posse do Novo Conselho Deliberativo, formado por 20 conselheiros representantes da sociedade civil empresarial e artística inclusive o próprio Chico Müssnich; e (ii) assessorar na efetivação das doações de imóveis e mais de 350 obras de arte de Bernardo Paz, criado do Inhotim.

Para Müssnich, “foi um trabalho incrível conhecer o Inhotim no detalhe e ajudar a repensa-lo como instituição cultural sem fins lucrativos independente, perene, alinhada aos princípios da boa Governança, pronta para receber e bem explorar todo o acervo artístico-cultural antes sob a posse de seu fundador.   

O BMA Advogados aceitou o desafio e se dedicou ao projeto por acreditar que o Inhotim tem relevante valor para a sociedade brasileira e merece o apoio e comprometimento de instituições empresariais e agentes com poder de decisão na Nova Governança. 

 

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025