Migalhas Quentes

Ministro Gilmar Mendes recebe a mais importante honraria do Recife

Medalha da Ordem do Mérito Capibaribe é a mais alta comenda concedida pela Prefeitura do Recife.

23/8/2022
Publicidade
Expandir publicidade

Nesta segunda-feira, 22, o Teatro de Santa Isabel recebeu o ministro Gilmar Mendes, decano do STF com 20 anos de corte, para uma série de homenagens – incluindo a medalha da Ordem do Mérito Capibaribe, a mais importante comenda concedida pela Prefeitura do Recife. 

A cerimônia ainda contou com a entrega de outras honrarias, concedidas pelo Ministério Público de Pernambuco, Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, Tribunal de Justiça de Pernambuco, Assembleia Legislativa de Pernambuco e pelo Governo do Estado. O ato contou ainda com uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Recife, a mais antiga do Brasil em atividade ininterrupta. 

A medalha da Ordem do Mérito Capibaribe foi concedida ao decano Gilmar Mendes considerando a renomada carreira como ministro do STF, no qual completou 20 anos de atuação. Houve, também, entrega da placa comemorativa aos 130 anos do Ministério Público de Pernambuco; dos livros: Tribunal de Justiça de Pernambuco: 200 anos de História e Uma Corte de Justiça do Império, Um Tribunal da Relação de Pernambuco, de Autoria de José Ferraz Ribeiro do Valle; do diploma da Corregedoria e do livro sobre a História do Instituto Ricardo Brennand; de uma maquete do Palácio Joaquim Nabuco, sede da Assembleia Legislativa de Pernambuco; e da Medalha Nilo Coelho, pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, mais alta comenda do TCE. 

Presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros, entrega honraria ao ministro Gilmar Mendes. (Imagem: Nando Chiappetta / Divulgação)

Gilmar Ferreira Mendes tornou-se ministro do STF em junho de 2002. Em sua fala, o jurista destacou o papel da Corte em momentos de avanços, como no combate à hiperinflação e na criação de uma cultura de responsabilidade fiscal. Citou, também, período em que o Supremo precisou atuar firme no que chamou de “surtos autocráticos vindos das próprias instituições”. 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos