Migalhas Quentes

Congresso Internacional de Direito Tributário da Abradt acontece em BH

Congresso retoma ao seu formato presencial de 5 a 7/10 e contará com importantes sócios do escritório Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados.

30/9/2022

A 25ª edição do "Congresso Internacional de Direito Tributário da Associação Brasileira de Direito Tributário (Abradt)" irá acontecer entre os dias 5, 6 e 7 de outubro no Hotel Mercure Lourdes, em Belo Horizonte. Trata-se de um evento nacionalmente conhecido e respeitado que reúne os principais profissionais do mercado jurídico. Dentre os congressistas estarão presentes alguns sócios do escritório Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados debatendo relevantes painéis temáticos.

Serão três dias de evento, reunindo mais de 150 palestrantes em 27 painéis, discutindo e buscando alternativas para os problemas existentes no Sistema Tributário atual. O público também vai interagir com outras atividades como talk shows, lançamentos de livros e premiações. Também será uma excelente oportunidade de fazer networking com os principais profissionais do mercado jurídico.

O primeiro dia de Congresso terá início às 8h e contará com os professores Misabel Derzi e Sacha Calmon discutindo sobre "Regras Constitucionais e o Poder de Tributar". Nos auditórios simultâneos, o advogado André Moreira estará no painel "Legalidade e controle de constitucionalidade", e o advogado Tiago Conde no painel "Os conceitos constitucionais e as regras de competência. Taxas, ISS, ICMS e IPVA".

O Congresso também contará com a participação do advogado Fernando Moura debatendo sobre o tema "Tributação das subvenções e a LC nº 160/2017" e do advogado Frederico Breyner no painel "Arbitragem e Mediação".

Alguns dos momentos mais aguardados dessa conferência serão o "Concurso de Teses – Prêmio Sacha Calmon", que traz como tema desta edição "A litigiosidade no sistema tributário brasileiro", e o "Tax Moot - Prêmio Misabel Derzi", com a abordagem "Aplicabilidade do limite de 20 salários-mínimos à apuração da base de cálculo de contribuições parafiscais arrecadadas por conta de terceiros", ambos no dia 6/10, às 19h.

Ao final do último dia de Congresso, o encerramento contará com uma palestra e homenagem à ministra Regina Helena Costa, tendo como convidados os ministros João Otávio de Noronha, Luiz Alberto Gurgel de Faria, o presidente da Abradt, Valter Lobato, além da própria ministra Regina Helena Costa.

Programação e informações, clique aqui.

Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados(Imagem: Divulgação)

 


Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TST afasta penhora de aposentadoria de procurador que levantou valores indevidos

2/12/2025

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025