Migalhas Quentes

Patrícia Vanzolini fala dos principais desafios da advocacia

Presidente da OAB/SP foi homenageada em tradicional reunião-almoço do IASP

21/11/2022

O IASP homenageou hoje, em sua tradicional reunião-almoço, a presidente da OAB/SP, Patrícia Vanzolini. Convidada a falar sobre a transformação da advocacia, a bâtonnier apresentou os números colossais da maior seccional do país, responsável por administrar a carteira de 25% dos advogados do país, espalhados em 251 subseções, com mais de 930 postos de atendimento e mais de dois mil funcionários.

A advogada falou da difícil realidade dos causídicos do Brasil, que em sua maioria são autônomos, sem vínculo formal com escritórios ou empresas, e possuem uma renda individual média de menos de 6 mil reais por mês, de acordo com pesquisa Datafolha. Tal realidade é ainda pior entre as mulheres, que recebem até 40% menos que os homens. Nesse aspecto ela foi taxativa sobre a importância de se fomentar a igualdade e a diversidade.

A igualdade não é só questão de justiça ou de reparação. É uma questão de inteligência e de sobrevivência. A diversidade é boa para todos. Faz com que eliminemos nossos pontos cegos e enxerguemos a realidade multifacetada tal como ela é.

Presidente da OAB/SP, Patrícia Vanzolini, durante Reunião-almoço do IASP.(Imagem: Foto: Felipe Lampe)

A presidente também elencou como importantes pontos de atenção para melhora da advocacia a alteração da grade curricular dos cursos de Direito, investindo em métodos negociais e de conciliação, maior controle das instituições de ensino pelo MEC e profissionalização da gestão de prerrogativas.

Confira a entrevista exclusiva ao Migalhas sobre os desafios da advocacia.

O prestigiado encontro, contou com a presença de advogados de diversas jurisdições de língua portuguesa, como Portugal, Moçambique e Cabo Verde.

Ainda durante o evento, foi lançada a pedra fundamental das comemorações aos 150 anos do Instituto. "A ideia foi dar inicio a uma contagem regressiva das celebrações, que terão seu ápice no dia 29 de novembro de 2024, data exata do sesquicentenário.  Estamos preparando um série de eventos, homenagens, resgate da memória do Instituto, lançamento de obras e prêmios especiais, tudo sendo preparado para oportuna divulgação", explica o diretor do Projeto 150 anos, Maurício Felberg.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

DF é condenado após professora acordar aluna em sala com um lápis

17/5/2024

TST autoriza uso de geolocalização como prova de jornada de bancário

17/5/2024

TRT-2 anula penhora de bens de sócios por violação de norma processual

18/5/2024

Promotores são condenados por vazarem questões de concurso a alunos

17/5/2024

Lula sanciona com vetos lei que determina volta do SPVAT, antigo DPVAT

17/5/2024

Artigos Mais Lidos

Lucros cessantes presumidos em hipóteses de resolução contratual: o AgInt no RESp 1881482-SP

17/5/2024

5 maneiras de proteger o patrimônio legalmente

17/5/2024

Reforma do CC: Família e sucessões em evidência

19/5/2024

Shopping centers e os limites do negócio jurídico processual

18/5/2024

A resiliência do povo gaúcho

18/5/2024