Migalhas Quentes

TSE defere candidatura de João Cury Neto como deputado Federal

Ministros consideraram que o STJ suspendeu efeitos de decisão que o tornava inelegível.

23/12/2022

O TSE deu provimento a recurso para deferir o registro de candidatura de João Cury Neto ao cargo de deputado Federal no Estado de SP nas eleições de 2022. Os ministros, por unanimidade, seguiram o voto da relatora, ministra Cármen Lúcia.

TSE defere candidatura de João Cury Neto.(Imagem: Charles Sholl/Raw Image/Folhapress)

O político ingressou com recurso ao TSE contra acórdão do TRE/SP que indeferiu seu registro de candidatura porque ele estaria inelegível, em razão de condenação em ação civil por improbidade. Mas, em setembro de 2022, ele apresentou petição informando que o STJ havia suspendido os efeitos da decisão que o condenara.

Em análise do recurso, a ministra observou que, de fato, a decisão do STJ que suspendeu os efeitos da condenação afastou requisitos essenciais para a configuração da inelegibilidade. Além disso, foi proferida antes da diplomação. Concluiu, portanto, que houve alteração jurídica superveniente apta a afastar a inelegibilidade.

O colegiado, por sete votos, deu provimento ao recurso e deferiu o requerimento de registro do candidato.

O escritório Carneiros e Dipp Advogados atuou pelo político.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

TSE confirma decisão de Moraes e mantém multa milionária ao PL

15/12/2022
Migalhas Quentes

Lula e Alckmin são diplomados no TSE

12/12/2022
Migalhas Quentes

Decisão do TSE pode alterar vaga de Sergipe na Câmara

9/12/2022

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025