Migalhas Quentes

TJ/SP anula lei que obriga uso de energia renovável em prédio público

De acordo com o órgão Especial do tribunal, a norma institui subordinação indevida para o Poder Executivo.

17/3/2023

O Órgão Especial do TJ/SP julgou inconstitucional a lei municipal 4.590/22, da comarca de Mirassol/SP, que obriga o uso de energia fotovoltaica em todas as edificações públicas.

A ADIn foi ajuizada pela prefeitura de Mirassol, e segundo os autos, o dispositivo impugnado determina que os prédios pertencentes à administração pública municipal, direta ou indireta, devem ser equipados com coletores ou painéis solares para produção de energia elétrica fotovoltaica, no prazo máximo dez anos, a partir da publicação da lei.

É inconstitucional lei que obriga uso de energia renovável em edifícios públicos.(Imagem: Freepik.)

No entendimento do colegiado, embora não haja vício de iniciativa por parte do Câmara Municipal, tampouco violação à separação de poderes, o dispositivo interfere em critérios de conveniência e oportunidade ao impor ao Executivo a forma de execução de uma política pública.

O relator do acódão, desembargador Tasso Duarte de Melo considerou que, “em outras palavras, a lei impugnada supera o caráter autorizativo para instituir indevida subordinação do alcaide, o que, por si só, permite concluir pela sua inconstitucionalidade”.

Confira aqui a decisão.

Informações: TJ/SP.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

OAB/SP anuncia projeto para construção de usinas fotovoltaicas

15/3/2023
Migalhas de Peso

Energia eólica off shore: Os desafios na produção em alto mar

13/3/2023
Migalhas Quentes

"Minas Gerais sai na frente em energia renovável", diz especialista

15/9/2021

Notícias Mais Lidas

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Juíza aponta falta de acolhimento a jovem morto por leoa em João Pessoa

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025