Migalhas Quentes

Juristas discutem julgamento do DIFAL no STF

Evento aconteceu dia 10/4, em Brasília.

12/4/2023

Dia 10/4, grandes nomes do Direito Tributário se reuniram em Brasília para discutir questões relativas ao DIFAL de ICMS, princípio da anterioridade e o julgamento que se avizinha no STF.

Os professores Ayres Britto e Saul Tourinho Leal (Ayres Britto Consultoria Jurídica e Advocacia), Fernando Facury Scaff, Tércio Sampaio Ferraz Júnior e Betina Grupenmacher palestraram a um público de juristas, representantes de entidades de classe e outros interessados, abordando a leitura constitucional do tema, e os posicionamentos já manifestados pelos ministros da Suprema Corte nos julgamentos das ADIs 7.066/DF, 7.070/DF, e 7.078/CE em tramitação na Corte. 

Após um placar de cinco votos favoráveis aos contribuintes, entendendo ser necessário respeitar-se as anterioridades de exercício e nonagesimal, como dispõe a Lei Complementar nº 190/2022, quanto ao DIFAL de ICMS, o julgamento deve ser reiniciado hoje (12/4), de forma presencial, em função de pedido de destaque da ministra Rosa Weber, presidente do STF.

(Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025