Migalhas Quentes

STJ: Competência de acessória para anular acordo é do juízo principal

No caso, sentença homologatória foi proferida por juízo de Campo Grande/MS, enquanto ação anulatória foi distribuída a juízo de Marabá/PA.

22/8/2023

Para 3ª turma do STJ, competência para julgar ação anulatória de homologação de acordo é do juízo da ação principal. Colegiado observou que a sentença homologatória foi proferida em comarca em outro Estado da federação e diversa daquela em que situada o juízo competente.

No caso, ministros buscaram definir competência para processar e julgar ação anulatória de sentença homologatória de acordo.

Para STJ, competência para julgar anulatória de homologação de acordo é do juízo principal.(Imagem: Charles Sholl/Raw Image/Folhapress)

Relator, ministro Marco Aurélio Bellizze, explicou que o cabimento da ação anulatória está restrito ao reconhecimento de vício de atos praticados pelas partes ou por outro participante do processo, ou seja, não se busca a desconstituição de um ato propriamente estatal.

"A despeito disso, a ação anulatória está intimamente ligada à ação originária em que se deu a homologação, o que implica a acessoriedade daquela em relação a esta, pois há um liame Jurídico entre as ações, consubstanciada no fato de a existência da ação anulatória depender da higidez ou não da sentença homologatória."

O ministro ressaltou que, afirmada a acessoriedade entre as ações, torna-se inafastável a regra do art. 61 do CPC/15, que determina que a ação acessória será proposta no juízo competente para a ação principal.

"A sentença homologatória a que se pretende desconstituir foi proferida pelo juízo da 10ª vara Cível de Campo Grande/MS, enquanto a ação anulatória foi distribuída ao juízo da 1ª vara Cível empresarial de Marabá/PA, ou seja, em comarca em outro Estado da federação e diversa daquela em que situada o juízo absolutamente competente."

Assim, conheceu e proveu o recurso especial para cassar acórdão, com remessa dos autos ao juízo da ação originária.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas de Peso

O recurso especial com dois ou mais pedidos recursais e a arguição de relevância

27/7/2022
CPC Marcado

Arts. 58 a 61 do CPC - Competência: prevenção e ações acessórias

5/5/2020

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025