Migalhas Quentes

Sustentação no STF: Patricia Vanzolini e Carlos Velloso avaliam mudanças

Presidente da OAB/SP vê a novidade como positiva. Ministro aposentado do STF, por sua vez, não vê alteração como significativa.

26/10/2023

A proposta do atual presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, de realizar as oitivas das sustentações orais antes da redação dos votos tem gerado debates no cenário jurídico. Durante a Fenalaw 2023, a TV Migalhas entrevistou duas figuras proeminentes para discutir essa mudança de procedimento: Patricia Vanzolini, presidente da OAB/SP, e Carlos Velloso, ministro aposentado do STF.

Patricia Vanzolini enfatiza que a proposta de Barroso parte de uma premissa crucial: valorizar a importância das sustentações orais e o papel do advogado no processo de convencimento dos julgadores. Ela argumenta que, embora alguns critiquem a nova metodologia por temer a morosidade nos julgamentos, não se deve sacrificar o direito de defesa e o papel do advogado em prol da produtividade puramente numérica.

Vanzolini ressalta que a mudança trouxe à tona a percepção de que o advogado não é um mero coadjuvante, mas desempenha um papel fundamental no processo.

Confira a entrevista:

Pouca significação

Por outro lado, Carlos Velloso, oferece uma perspectiva diferente. Para ele, a sustentação oral é especialmente relevante para os ministros que não relatam o caso, mas ele não vê grande "significação" na mudança proposta, com base em sua experiência de 30 anos no Tribunal. Velloso alega que as vezes em que foi convencido por uma sustentação oral foram situações momentâneas.

Ele também critica o adiamento da redação e prolação dos votos, argumentando que a mudança de entendimento ocorre no momento da sustentação e que, se tivesse deixado o entendimento para depois, poderia tê-lo esquecido.

Em suas palavras, "não obstante a grande admiração que tenho pelo Barroso [...] em termos práticos não vejo grande significação", concluiu Velloso, destacando a diversidade de opiniões sobre a nova metodologia no STF.

Veja a entrevista:

O evento

De 25 a 27/10 acontece, no Centro de Convenções Frei Caneca, em SP, a Fenalaw 2023. O evento, que comemora seus 20 anos no mercado, trará oito auditórios, 400 palestrantes e mais de 100 expositores e patrocinadores para apresentar tendências, soluções e inovações do setor jurídico.  

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Em edição de 20 anos, Fenalaw é realizada de hoje até sexta-feira em SP

25/10/2023
Migalhas Quentes

Em nova dinâmica, STF vai ouvir sustentações antes de redigir votos

18/10/2023
Migalhas Quentes

Barroso pede a big techs criação de “ChatGPT” para uso jurídico

18/10/2023

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025