Migalhas Quentes

Gilmar cassa reconhecimento de vínculo de emprego de trabalhador PJ e banco

Segundo ministro, é licito o modelo de contratação como prestador de serviço.

12/12/2023

O ministro do STF, Gilmar Mendes, cassou o acórdão que reconhecia o vínculo de emprego entre um prestador de serviço contratado como pessoa jurídica e um banco em liquidação extrajudicial. Na decisão monocrática, o relator do caso seguiu a jurisprudência da Corte, que reconhece como lícitos os contratos de terceirização de mão de obra.

Nos autos, consta que o homem foi contratado como pessoa jurídica por um banco em liquidação extrajudicial. No entanto, passados dez anos de trabalho, ele ajuizou uma ação buscando o reconhecimento do vínculo empregatício durante o período em que atuou na instituição.

Gilmar Mendes derruba vínculo de emprego entre trabalhador e banco em liquidação extrajudicial.(Imagem: Carlos Moura/SCO/STF)

O TRT da 1ª região confirmou o entendimento do juízo de 1º grau, reconhecendo o vínculo de emprego entre o prestador e a instituição. Inconformada com a decisão, a instituição interpôs reclamação constitucional ao STF, alegando que a decisão regional violava os julgamentos proferidos na ADPF 324, na ADC 48, na ADIn 5.835 e no RE 958.252 (tema 725 RG).

O relator do caso, ministro Gilmar Mendes, julgou procedente a reclamação concluindo “que a controvérsia trazida pela parte reclamante corresponde à licitude da “terceirização” da atividade-fim da empresa tomadora através de contratos de prestação de serviços profissionais por meio de pessoas jurídicas ou sob a forma autônoma, a chamada “pejotização”. 

Segundo o ministro, tendo em vista o entendimento firmado no julgamento da ADPF 324, conclui-se que, do mesmo modo que, geralmente, não se configura relação de emprego entre a contratante e o empregado da empresa contratada na terceirização, também “não há como se reconhecer o vínculo empregatício entre os empresários individuais/sócios da pessoa jurídica contratada para a prestação de serviços e a empresa contratante”. 

O escritório Vieira de Castro, Mansur & Faver Advogados atua na causa pelo banco em liquidação.

Leia a decisão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

TST: Gerente contratada como PJ consegue reconhecer vínculo com banco

21/12/2022
Migalhas Quentes

Correspondente em home office tem vínculo reconhecido com banco

9/12/2022
Migalhas Quentes

Juíza não reconhece vínculo entre correspondente bancário e financeira

16/3/2022

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025