Migalhas Quentes

TJ/GO confirma atuação de advogado e permite execução de honorários

Acórdão salientou presença do causídico na fase de conhecimento e natureza alimentar da verba de sucumbência.

20/12/2023

Advogado poderá executar honorários em cumprimento de sentença após a 4ª câmara Cível do TJ/GO entender que o causídico atuou na fase de conhecimento. O relator, desembargador Carlos Escher, destacou a natureza alimentar dos honorários.

Um condomínio moveu contra construtora ação de obrigação de fazer cumulada com perdas e danos. Na fase de cumprimento de sentença, a empresa alegou que o advogado, por não atuar na fase de conhecimento, seria parte ilegítima para pleitear honorários de sucumbência.

Em 1ª instância, o juiz rejeitou a impugnação, mas a construtora recorreu, argumentando que o advogado deixara de representar o condomínio.

Construtora alegou que advogado não tinha legitimidade para executar honorários.(Imagem: Freepik)

A câmara recursal entendeu que o advogado tem direito aos honorários. Em acórdão, foi destacada a natureza alimentar da verba, nos termos do art. 85, §14 do CPC, e a possibilidade de cobrança dos honorários nos mesmos autos da ação em que foram arbitrados, conforme arts. 23 e 24 da lei 8.906/94.

Ainda, foi esclarecido que o causídico atuou na fase de conhecimento e substabeleceu, sem reserva de poderes, para outro advogado. 

O escritório José Andrade Advogados representou o condomínio e executou os honorários advocatícios.

Veja o acórdão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas de Peso

O direito do advogado quanto ao recebimento dos honorários advocatícios sucumbenciais

13/2/2023
Migalhas Quentes

Ex-advogados podem executar honorários de sucumbência na própria ação

7/6/2021
Migalhas Quentes

Desembargador do TJ/SP permite que advogado execute honorários de forma autônoma

7/9/2020

Notícias Mais Lidas

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Mattos Filho assessora Appia em acordo estratégico com a Ultra

2/12/2025

Projeto social não devolverá repasse estatal por suposta destinação indevida

2/12/2025

Juiz afasta justa causa e reconhece dispensa imotivada de comissária de voo

2/12/2025

Anúncio de Trump não impacta processos migratórios, alerta advogado

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025