Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Lançamento Tributário: Teoria e Prática"

O livro estuda o instituto do lançamento tributário e seus desdobramentos à luz dos dispositivos do Código Tributário Nacional .

19/2/2024

O livro "Lançamento Tributário: Teoria e Prática", (Max Limonad, 200 p.), redigido pelo advogado Kiyoshi Harada, do escritório Harada Advogados Associados, estuda o instituto do lançamento tributário e seus desdobramentos à luz dos dispositivos do Código Tributário Nacional interpretados de forma sistemática, e em confronto com os posicionamentos doutrinários e jurisprudenciais que implicam, a nosso ver, inovação da ordem legal.

A obra demonstra a posição doutrinária não unânime acerca do início do prazo prescricional para a cobrança judicial do crédito tributário, assim como a evolução da jurisprudência de tribunais sobre o tema, nos últimos 30 anos de vigência do CTN, até chegar à edição da súmula 622 do STJ que submete o início da contagem do prazo prescricional à vontade unilateral da Fazenda. Resta claro que não é o quis o legislador, nem é o que está prescrito no Código Tributário Nacional.

"Esperamos que a presente obra sirva de reflexão a todos os operadores do direito, influindo positivamente no pensamento jurídico nacional, na certeza de que o legislador equidistante não pode ter conferido à Fazenda Pública tamanho privilégio que importa em negar o próprio fundamento da prescrição que repousa na segurança jurídica, deixando de dar guarida a quem dorme - dormientibus non sucurrit jus."

A obra apresenta conteúdo atualizado referente ao tema.(Imagem: Artes Migalhas)

_____

Sobre o autor:

Kiyoshi Harada é presidente do IBEDAFT - Instituto Brasileiro de Estudos de Direito Administrativo, Financeiro e Tributário; Membro da APLJ - Academia Paulista de Letras Jurídicas; Membro da APD - Academia Paulista de Direito; Membro da ABDT - Academia Brasileira de Direito Tributário; Membro do Conselho Superior de Direito da Fecomércio; Membro da Comissão Julgadora Permanente de Licitações do Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo, na condição de representante da sociedade civil; Membro da Câmara de Arbitragem da FIEP. Membro do IASP - Instituto de Advogados de São Paulo, onde exerceu os cargos de Secretário Geral e de Conselheiro; Membro da ADESG - Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra; Ex-Procurador-Chefe da Consultoria Jurídica do Município de São Paulo. Em 2011 foi agraciado pela Câmara Municipal de São Paulo com o Título de Cidadão Paulistano. Em 2020 foi condecorado pelo governo do Japão com a Ordem do Sol Nascente com Raios de Ouro com Laço.

-----

Ganhador:

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025