Migalhas Quentes

PDT questiona no STF acesso de planos de saúde a informações genéticas de pacientes

Partido destaca impacto na saúde brasileira e alerta para investigação indiscriminada do passado médico dos consumidores.

7/6/2024

O PDT acionou o STF para questionar entendimento do STJ que permitiria às seguradoras e operadoras de planos de saúde obter informações sobre o patrimônio genético das pessoas antes de fechar a contratação da cobertura.

O questionamento, feito na ADPF 1.175, foi distribuído ao ministro Dias Toffoli.

Partido aciona STF contra acesso de planos de saúde a informações genéticas de clientes.(Imagem: Freepik)

O ponto de controvérsia reside na Súmula 609 do STJ, que estabelece que é ilícita a recusa de cobertura securitária com base na existência de doenças preexistentes, a menos que não tenham sido solicitados exames médicos antes da assinatura do contrato ou provada a má-fé do segurado. O PDT argumenta que essa interpretação abre brecha para que empresas possam exigir dados genéticos antes de definir os termos e os preços dos planos de saúde.

O partido enfatiza que condições de saúde preexistentes devem ser declaradas no momento da assinatura do contrato, mas isso não deveria incluir mutações genéticas, que são variações no DNA e não necessariamente indicativas de doenças.

O PDT também ressalta os dados da ANS, que mostram que mais de 51 milhões de pessoas são cobertas pelo mercado de planos de saúde no Brasil. A aplicação da súmula 609, segundo o partido, poderia levar a práticas discriminatórias contra indivíduos com mutações genéticas, afetando a precificação e as condições de cobertura de forma injusta.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Seguradora que não exigiu exame de saúde terá de pagar indenização

11/5/2023
Migalhas Quentes

Se não faz exames prévios, seguradora arca com riscos em contrato de seguro de vida

16/4/2019
Migalhas Quentes

Seguradora deverá pagar R$ 100 mil após negar cobertura por diagnóstico de câncer em período de carência

25/5/2018

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025