Migalhas Quentes

Corregedoria investigará juízes de paz que recusaram casamento homoafetivo

A Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Ceará terá o prazo de cinco dias para prestar esclarecimentos sobre o caso.

9/8/2024

O corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, determinou a abertura de um pedido de providências para investigar a conduta dos juízes de paz da cidade de Redenção, no Ceará, que se recusaram a realizar a cerimônia de casamento de um casal homoafetivo.

Na decisão, Salomão ressaltou que a justificativa baseada no princípio da "escusa de consciência religiosa" não tem amparo na Lei de Organização Judiciária do Estado do Ceará e destacou que a celebração de casamento em cartório é um ato de caráter civil, não religioso.

A Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Ceará tem o prazo de cinco dias para fornecer esclarecimentos sobre o ocorrido e tomar as medidas necessárias para garantir a realização do casamento.

A resolução CNJ 175/13 proíbe a recusa de celebração de casamento civil entre pessoas do mesmo sexo e estabelece que, em casos como este, o juiz corregedor deve ser imediatamente comunicado para que tome as devidas providências.

Salomão determinou a abertura de pedido de providências.(Imagem: Rômulo Serpa/Agência CNJ)

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Avança na Câmara projeto que proíbe casamento homoafetivo

10/10/2023
Migalhas Quentes

CNMP recomenda remoção compulsória de promotor que dificultava casamentos homoafetivos

28/7/2020
Migalhas Quentes

STF reconhece união homoafetiva

6/5/2011

Notícias Mais Lidas

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Alcolumbre adia sabatina de Jorge Messias e critica omissão do governo

2/12/2025

STF arquiva ação contra jogador denunciado por manipular partida de jogo

2/12/2025

TRF-1 julgará pedido do MPF para restabelecer prisão de Daniel Vorcaro

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

A força da jurisprudência na Justiça Eleitoral

3/12/2025

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025