Migalhas Quentes

Moraes critica liberdade após Júri: "homicida sai pela porta da frente"

Ministro afirmou que condenação sem prisão induz sentimento de impunidade, especialmente em cidades menores.

12/9/2024

Durante julgamento que validou a prisão após condenação pelo Tribunal do Júri, ministro Alexandre de Moraes criticou hipóteses em que os réus, mesmo condenados por crimes como homicídio, permanecem em liberdade enquanto recorrem da decisão. Para S. Exa., situação gera sentimento de impunidade, especialmente em cidades menores.

415122

"O homicídio ocorreu há 10 anos. Seria justo prendê-lo agora? Sim, seria justo, porque ele matou alguém", afirmou o ministro.

Moraes destacou que, se o condenado fosse preso logo após a sentença do Júri, o cumprimento da pena estaria mais próximo ao fato, o que garantiria maior eficácia à Justiça.

O ministro ainda enfatizou o impacto negativo dessa impunidade nos municípios menores, onde a convivência entre condenados e a comunidade torna-se inevitável.

"Qual a tranquilidade dos jurados de atuar para condenar, sabendo que no mesmo dia vão encontrar o homicida que condenaram no supermercado ou no bar?", questionou.

Para Moraes, é inadmissível que, após ser condenado por um crime grave como o homicídio, o réu deixe o tribunal em liberdade junto com as testemunhas, promotores e até mesmo com a família da vítima.

Veja a manifestação:

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Toffoli cita entrevista do Migalhas no caso Kiss: "da cadeia se sai, da cova não"

12/9/2024
Migalhas Quentes

"Nem na Faixa de Gaza se mata tanto", diz Moraes de homicídios no Brasil

12/9/2024
Migalhas Quentes

Maioria do STF valida prisão imediata após condenação do Júri

12/9/2024

Notícias Mais Lidas

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025