Migalhas Quentes

Justa causa de PcD não é anulada por falta de contratação de substituto

A magistrada destacou a ausência de contato do reclamante com a empresa durante o afastamento.

20/10/2024

Decisão da 1ª vara do Trabalho de Itaquaquecetuba/SP rejeitou pedido de nulidade de justa causa de auxiliar administrativo, que é pessoa com deficiência (PcD), em razão de a empresa não ter contratado outro profissional nas mesmas condições para ocupar a vaga. A juíza do Trabalho Letícia Stein Vieira destacou que a nulidade da dispensa só seria cabível em caso de demissão imotivada.

Conforme os autos, o trabalhador foi afastado pelo INSS de fevereiro a setembro de 2023. Após o fim do benefício, em 8/9/23, ele tentou prorrogar o auxílio, mas o pedido foi negado após perícia em 13/11/23. Em 29/11/23, o auxiliar foi considerado apto ao trabalho em exame médico da empresa, mas não retornou às suas funções, optando por aguardar em casa o resultado de um novo pedido de afastamento, deferido apenas em abril de 2024.

Em 15/12/23, a empresa enviou telegrama e e-mail convocando o empregado a retomar as atividades, mas, sem resposta, aplicou a justa causa por abandono de emprego. Não houve contato do autor com a empresa desde a consulta médica até o comunicado de dispensa.

Segundo a magistrada, o trabalhador “de fato, abandonou o emprego e cometeu a falta grave descrita”. Ela ressaltou que não houve discriminação na dispensa e que a lei 8.213/91 não é aplicável ao caso.

“Não há que se falar em nulidade da despedida por não ter a reclamada contatado outro PCD para substituir o reclamante, uma vez que a nulidade somente poderia ser reconhecida em caso de despedida sem justa causa”, afirmou.

A juíza julgou improcedentes os pedidos de nulidade da dispensa, reintegração ao emprego e pagamento das vantagens do período de afastamento, incluindo plano de saúde, bem como o pedido de indenização por danos morais, por entender que não houve ilegalidade ou discriminação na rescisão contratual.

Justa causa de PcD não é anulada por falta de substituto.(Imagem: Freepik)

Confira a decisão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Juiz ratifica dispensa de PcD sucedida por outra nas mesmas condições

11/6/2021
Migalhas Quentes

Banco não precisa reintegrar trabalhador com deficiência se mantido percentual mínimo de PcD

29/12/2020
Migalhas Quentes

Pessoa com deficiência dispensada sem justa causa na pandemia será reintegrada

29/10/2020

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025