Migalhas Quentes

OAB/RJ planeja ações e novos projetos em defesa da mulher

Primeira iniciativa institucional será cobrar a criação de uma Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) Digital.

17/1/2025

Direcionar esforços institucionais para promover a pauta feminina e combater todas as formas de violência contra a mulher é uma prioridade da gestão da presidente da OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro, Ana Tereza Basilio.

Este compromisso foi reafirmado em uma reunião realizada na tarde da última quarta-feira, 15, que contou com a presença da presidente, da diretora da Mulher Advogada da Seccional, Flávia Ribeiro, e de sua vice, Alessandra Ulrich.

Participaram, também, as presidentes e vice-presidentes das comissões relacionadas ao tema: Luciene da Silva Mourão e Danielle Marçal, da OAB/Mulher; e Marilha Boldt e Bárbara Ewers, da Comissão de Combate à Violência contra a Mulher.

A primeira iniciativa institucional do grupo será cobrar do Governo do Estado a criação de uma Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) Digital, o que, segundo Basilio, "é extremamente relevante para atender as vítimas de violência no interior do estado, onde não há Deam".

OAB/RJ planeja fortalecimento de ações e novos projetos em defesa da mulher.(Imagem: Flávia Freitas)

A reunião também teve como foco o desenvolvimento de projetos voltados à qualificação profissional e ao debate de mecanismos que contribuam para reduzir os alarmantes índices de agressões contra mulheres.

De acordo com a presidente da Seccional, o objetivo da gestão é integrar todas as comissões que compõem o sistema OAB/RJ no que se refere à defesa da mulher com o intuito de promover um trabalho mais unificado e eficiente.

Entre as principais deliberações, o grupo definiu o próximo Carnaval como o foco inicial das ações institucionais, com campanhas de conscientização e prevenção. Além disso, foram discutidas iniciativas para o mês de março, em alusão ao "Dia Internacional da Mulher", e a organização de participações em conferências e eventos voltados ao tema ao longo de 2025.

Com esses esforços, a OAB/RJ reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos das mulheres e a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária.

"Nós estamos aqui programando todos os eventos e atuações concretas que vamos realizar no ano de 2025, começando pelo Carnaval Sem Violência contra a Mulher. Vamos organizar nossa atuação e as colaborações que promoveremos junto ao Poder Público e aos órgãos de proteção à mulher", declarou Basilio.

Ana Tereza Basilio, presidente da OAB/RJ.(Imagem: Flávia Freitas)

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Marco legal dos seguros promove grande reforma no setor; advogada detalha impactos

5/12/2025

Para Moura Ribeiro, marco legal aproxima contratos de seguros da realidade

5/12/2025

FGV Direito Rio lança módulo sobre práticas sancionadoras do CADE

5/12/2025

Com Visual Law, Forluz eleva engajamento do regulamento em 90%

5/12/2025

Sindimoto-SP acusa Boulos de excluir entidade de negociações do setor

5/12/2025

Artigos Mais Lidos

Por que as empresas brasileiras estão revendo o home office e o que diz a CLT

5/12/2025

A imperatividade do fim da violência contra mulheres

5/12/2025

Concurso público: Aprovado sub judice tem direito à remuneração integral após exercer o cargo?

5/12/2025

Ausência de prazo específico para a adesão do contribuinte à CPRB

5/12/2025

Nota técnica - Tema 935/STF: Contribuição assistencial

5/12/2025