Migalhas Quentes

ONG promove atendimento jurídico gratuito a pessoas em situação de rua

Iniciativa da ONG SP Invisível, em parceria com o escritório de advocacia TozziniFreire Advogados, pretende atender 270 pessoas na zona leste de SP.

19/2/2025

O acesso à justiça é um direto de todos, mas na prática, pessoas de baixa renda ou que vivem abaixo do nível da pobreza têm muitas dificuldades em obter auxílio jurídico. No Dia da Justiça Social, comemorado amanhã, 20/2,  a ONG SP Invisível, que atua para empoderar e emancipar as pessoas em situação de rua, vai disponibilizar atendimento gratuito para essa parcela da população em um plantão com advogados do TozziniFreire Advogados. O atendimento será no Centro de Acolhida São Leopoldo, localizado no bairro do Belenzinho, zona leste de São Paulo.

População em situação de rua.(Imagem: Reprodução GUJSP)

"Nós temos contatos com diversos centros de acolhidas e identificamos que a população em situação de rua atendida pelo CA São Leopoldo enfrenta dificuldades significativas no acesso a advogados e à justiça devido às barreiras financeiras e sociais. Mais que promover a conscientização sobre a justiça social, queremos facilitar o acesso dessas pessoas para que possam resolver questões jurídicas complexas em áreas como direito trabalhista, familiar e previdenciário", explica André Soler, CEO e Fundador da ONG SP Invisível.

De acordo com dados do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua (OBPopRua) a cidade de São Paulo tem a maior população em situação de rua do país, com cerca de 90 mil indivíduos (23,5%). O intuito da ação é criar um espaço seguro e acessível para que as pessoas atendidas se sintam acolhidas e possam tirar todas as suas dúvidas. O mutirão de atendimento individual tem início às 13h e encerramento previsto para às 16h. 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Alcolumbre adia sabatina de Jorge Messias e critica omissão do governo

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025