Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Alienação Parental sob uma perspectiva crítica: Discussões psicossociais e jurídicas"

A obra apresenta uma análise multidisciplinar e crítica sobre a aplicação da teoria da alienação parental no Brasil.

24/3/2025

A obra "Alienação Parental sob uma perspectiva crítica: Discussões psicossociais e jurídicas(Appris Editora 454p.), organizada por Josimar Antônio de Alcântara Mendes e Marília Lobão Ribeiro, apresenta uma análise multidisciplinar e crítica sobre a aplicação da teoria da alienação parental no Brasil.

O livro é organizado em três partes, o trabalho reúne especialistas das áreas do Direito, Psicologia e Serviço Social, proporcionando reflexões éticas e técnico-científicas sobre o impacto dessa teoria nos processos de guarda e convivência familiar no país.

Na parte I, os autores discutem a origem da teoria da alienação parental, sua introdução no Brasil e suas falhas científicas, além das raízes misóginas que a sustentam. Também analisam a influência do patriarcado nas relações familiares e como a lei de alienação parental perpetua desigualdades de poder, afetando a prática profissional e a criação de novas legislações.

A parte II examina os impactos psicossociais e jurídicos da aplicação acrítica da LAP, destacando os danos causados pela utilização indiscriminada da lei, como o reforço de estereótipos de gênero, a marginalização de mulheres que denunciam abusos e a negligência dos melhores interesses de crianças e adolescentes. A obra também aborda o aumento de litígios familiares e a revitimização de crianças e adolescentes.

Na parte III, são propostas alternativas para uma abordagem crítica da alienação parental, incluindo uma reavaliação da legislação com base nos direitos humanos e na doutrina de proteção integral.

Além disso, discute a litigância feminista estratégica como uma ferramenta para combater a opressão de gênero no sistema judiciário. O livro visa estimular a reflexão de profissionais das áreas jurídica, psicológica e social, contribuindo para a construção de um sistema de justiça mais justo e inclusivo.

Sorteio da obra "Alienação Parental sob uma perspectiva crítica: Discussões psicossociais e jurídicas".(Imagem: Arte Migalhas)

Sobre os organizadores:

Josimar Antônio de Alcântara Mendes é pesquisador associado na Universidade de Oxford e PhD em Psicologia pela Universidade de Sussex. Também possui pós-doutorado (Oxford e UnB), além de mestrado com visão crítica e sistêmica sobre "alienação parental" pela UnB.

Marília Lobão Ribeiro é mestra em Psicologia Clínica e Cultura pela UnB, com tema sobre guarda compartilhada. É psicoterapeuta autônoma, assistente técnica e perita judicial. Atuou como psicóloga judiciária no TJ/DFT por 30 anos, sendo 23 em cargos de gestão de unidades psicossociais, e implantou a Secretaria Psicossocial Judiciária.


Ganhadora:

Meire Elen Silva Quirino, de São Paulo/SP.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025

Falecimento e conta conjunta: O banco pode reter todo o saldo?

2/12/2025

Concurso público e convocação tardia: STF mantém decisão que garantiu direito de candidato da Paraíba

2/12/2025

Não há incidência do IPI na transferência de salvados à seguradora

2/12/2025

Entre capital e compliance: Por que a regulação acelera o M&A no ecossistema fintech?

2/12/2025