Migalhas Quentes

Advogada Rita Cortez assume presidência do IAB

Com um discurso focado em inovação e união, Rita ressaltou a importância da participação feminina em cargos de liderança no setor jurídico.

17/4/2025

Nesta quarta-feira, 16, a advogada trabalhista Rita de Cássia Sant’Anna Cortez (AJS – Cortez & Advogados Associados) tomou posse como presidente nacional do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros. Ela assume o cargo pela 3ª vez, tendo exercido os dois primeiros mandatos entre 2018 e 2022. O bastão de condução da instituição jurídica mais antiga do Brasil foi passado para Rita por Sydney Limeira Sanches, responsável pela presidência no último triênio. Na sessão plenária, também foram empossados os membros da diretoria que conduzirão as atividades da entidade entre 2025 e 2028.

A advogada foi eleita em março com 51,3% dos votos válidos. Em seu primeiro pronunciamento como presidente empossada, afirmou que pretende dinamizar o trabalho interno do Instituto e agradeceu aos consócios pela confiança depositada para mais um mandato. “Foi uma caminhada que contou com o carinho, a estima e a dedicação de todos que estão aqui presentes e nos acompanhando virtualmente. Tenho certeza de que faremos um trabalho ainda melhor do que aquele que já tive a oportunidade de demonstrar. Garanto a vocês o meu empenho máximo em tocar as atividades desta instituição”, disse Rita Cortez.

Ao centro, Rita Cortez(Imagem: Reprodução/ IAB)

Ao se despedir do cargo, Sydney Sanches parabenizou a nova presidente e afirmou confiar que o Instituto continuará crescendo e se destacando no cenário jurídico nos próximos anos. “Ela já comprovou por duas vezes a qualidade de sua operosa gestão, que se renovará com toda certeza neste novo ciclo que se inicia. Desejo muito sucesso a todo o quadro social que integra a nova diretoria”, afirmou ele.

A posse administrativa foi prestigiada pela presidente da OAB/RJ, Ana Tereza Basílio, que reforçou a união da seccional com a Casa de Montezuma. A advogada parabenizou Rita e destacou a felicidade em ver mulheres comandando instituições jurídicas importantes para o país. “Vamos trabalhar juntas e unidas pela democracia, pelos grandes debates, pelos direitos humanos e pelo Estado Democrático de Direito. Estaremos sempre juntas, lado a lado, trabalhando pela comunidade jurídica do nosso estado”, afirmou Basílio.

Confira a diretoria empossada para o triênio 2025/2028:

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025