Migalhas Quentes

TRT-4 define candidata de estágio por sorteio após raro empate

Candidatas obtiveram notas idênticas e nasceram no mesmo dia e horário, esgotando todos os critérios de desempate previstos em edital.

6/5/2025

Pela primeira vez em sua história, o TRT da 4ª Região recorreu a sorteio público para definir a ordem de classificação em um processo seletivo de estágio. A medida excepcional foi necessária após duas candidatas, Ana Luiza Schweinitz Lescano Natália Avila Prusch, empatarem em todos os critérios estabelecidos pelo edital, incluindo uma coincidência rara: ambas nasceram no mesmo dia e horário.

A homologação do resultado ocorreu nesta terça-feira, 6. Ana Luiza, sorteada para a quarta colocação, passa a ser a primeira na lista de espera, enquanto Natália ocupa agora a quinta posição. A lista de espera ainda conta com mais 12 candidatos e a validade da seleção é de 180 dias.

Após, raro empate absoluto entre candidatas, TRT-4 decide vaga de estágio por sorteio. (Imagem: Reprodução/Instagram)

O caso ocorreu no processo seletivo para estágio no Foro Trabalhista de Taquara. As estudantes Ana Luiza Schweinitz Lescano e Natália Avila Prusch alcançaram 29 pontos de um total de 30. Com desempenho perfeito em Língua Portuguesa (20/20) e nove pontos em Informática (9/10). Esses dois itens compõem os critérios iniciais de desempate previstos na seleção.

Na sequência da avaliação, o edital previa novos critérios, como a data e o horário de nascimento. Ainda assim, o empate persistiu: as duas nasceram em 18 de julho de 2004, às 8h50. Sem outra forma de distinção prevista, o TRT da 4ª região encaminhou o caso à Administração, que decidiu pela realização de sorteio público, conforme os princípios da publicidade, isonomia e transparência.

O sorteio foi realizado na última sexta-feira, 2, às 11h, nas dependências do Foro Trabalhista de Taquara, com a presença de um servidor do tribunal e um representante da empresa Super Estágios. Foram utilizados dois envelopes idênticos, contendo os nomes das estudantes. Um dos envelopes foi retirado aleatoriamente por um membro da comissão, definindo a ordem final de classificação. O procedimento foi documentado em ata. A homologação do resultado ocorreu nesta terça-feira, 6.

Cada uma das quatro varas do Trabalho de Taquara possui uma vaga de estágio. Segundo o tribunal, atualmente, duas estão ocupadas. Os dois primeiros colocados da seleção serão chamados para preencher as vagas disponíveis. Ana Luiza, sorteada para a quarta colocação, passa a ser a primeira na lista de espera, enquanto Natália ocupa agora a quinta posição. A lista de espera conta ainda com outros 12 candidatos e a validade da seleção é de 180 dias.

Confira o edital do sorteio.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

TRT-4 faz sorteio após empate raro entre candidatas a estágio no RS

4/5/2025
Migalhas Quentes

TST condena banco por substituir empregados por estagiários

1/4/2025
Migalhas Quentes

Candidato excluído de concurso do INSS por empate será recolocado

29/10/2024

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025