Migalhas Quentes

Central de Apoio Jurídico e Psicológico do iFood completa dois anos

Iniciativa criada em parceria com a Black Sisters in Law, oferece suporte jurídico e psicológico gratuito para entregadores da plataforma.

3/7/2025

Em julho, a Central de Apoio Jurídico e Psicológico do iFood completa dois anos de atuação. Criada em parceria com a Black Sisters in Law, a iniciativa tem como objetivo oferecer atendimento gratuito e especializado para entregadores e entregadoras da plataforma, com foco em acolher demandas jurídicas que atravessam o dia a dia de trabalho deles.

Durante esse período, mais de 1.500 atendimentos foram realizados em todo o país. A Central surgiu como resposta a um cenário de crescente precarização do trabalho por aplicativo, ampliando o cuidado e a escuta ativa a uma categoria frequentemente invisibilizada. Os atendimentos são feitos por uma equipe de profissionais negras, capacitada para lidar com questões como racismo, ameaças, agressões, injúria e ansiedade.

"O direito precisa ser acessível e humanizado. Nosso trabalho na Central é garantir que esses trabalhadores saibam que não estão sozinhos diante das dificuldades. Muitos deles nunca tinham conversado com uma advogada ou uma psicóloga na vida. O impacto é transformador", afirma Dione Assis, sóci do Galdino, Pimenta, Takemi, Ayoub, Salgueiro, Rezende de Almeida Advogados e cofundadora da BlackSisters in Law.

Equipe de profissionais da Central de Apoio Jurídico e Psicológico do iFood.(Imagem: Divulgação)

Para ela, a continuidade da central reforça o compromisso da plataforma com práticas de inclusão e responsabilidade social. Os dois anos da iniciativa marcam não apenas um balanço de resultados, mas também um convite para que mais empresas invistam em estruturas de cuidado para trabalhadores de base.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025