Migalhas Quentes

Beto Simonetti, alvo de pedido de sanção dos EUA, recebe apoio do IAB

Este apoio levanta questões sobre a relação entre Justiça e política internacional.

1/8/2025

O IAB -  Instituto dos Advogados Brasileiros divulgou, nesta quinta-feira, 31/7, nota de solidariedade ao presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, que foi alvo de um pedido de imposição de sanções pelos Estados Unidos. No último domingo, 27/7, um grupo de advogados brasileiros encaminhou ao governo norte-americano um dossiê solicitando a medida, sob o argumento de que o dirigente da entidade teria se omitido diante de supostas violações de direitos humanos praticadas contra presos pelos atos antidemocráticos de 8/1/23.

Para o IAB, a iniciativa “afronta de forma grave os princípios que regem a ordem jurídica pátria”. Na nota, assinada pela presidente nacional do Instituto, Rita Cortez, afirma-se que o caso “ultrapassa os limites do universo jurídico e atinge toda a sociedade brasileira”. Além disso, a advogada ressalta que, diante do episódio, Simonetti se mostra como um exemplo de coragem, competência e dignidade.

Após pedido de sanções dos EUA, IAB presta solidariedade a Beto Simonetti(Imagem: Reprodução)

Leia a nota na íntegra:

A REPRESENTAÇÃO DA ADVOCACIA BRASILEIRA EXIGE RESPEITO

Nota de solidariedade ao presidente Beto Simonetti

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), por meio de sua presidente e iniciativa da sua representante no Pará, manifesta irrestrita solidariedade ao Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Beto Simonetti, repudiando o pedido de imposição de sanções contra ele, formalizado por meio de documento encaminhado a um país estrangeiro.

A iniciativa, absolutamente insólita, afronta de forma grave os princípios que regem a ordem jurídica pátria, e é lamentável que tenha partido de pessoas presumivelmente formadas em Direito e, portanto, conhecedoras dos fundamentos da soberania nacional, da Constituição, da independência entre os Poderes e do respeito às instituições.

O episódio, somado a outros mais recentes dirigidos a membros do poder Judiciário, ultrapassa os limites do universo jurídico e atinge toda a sociedade brasileira.

O IAB entende que esse tipo de atitude fere os princípios mais elementares da democracia e não podem, sob nenhuma hipótese, ser toleradas, exigindo a firme manifestação por parte das instituições e entidades de representação da advocacia brasileira.

Declaramos, por meio desta nota, a nossa solidariedade integral ao Presidente Beto Simonetti, reconhecendo a sua coragem, competência e dignidade diante de mais uma tentativa de desconsideração dos nossos valores e princípios republicanos.

Rita Cortez

Presidente Nacional do IAB

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025

Falecimento e conta conjunta: O banco pode reter todo o saldo?

2/12/2025

Concurso público e convocação tardia: STF mantém decisão que garantiu direito de candidato da Paraíba

2/12/2025

Não há incidência do IPI na transferência de salvados à seguradora

2/12/2025

Entre capital e compliance: Por que a regulação acelera o M&A no ecossistema fintech?

2/12/2025