Migalhas Quentes

AASP tem programação gratuita sobre desafios do Direito Contemporâneo

Agendas online, que facilitam o acesso de profissionais de todo o Brasil a conteúdos de qualidade, provocam reflexões sobre prática, ética e transformação digital.

7/8/2025

Durante o mês de agosto de 2025, a AASP - Associação dos Advogados promove o tradicional evento mês da advocacia, com uma programação online e gratuita que promete movimentar o cenário jurídico nacional a partir do dia 7. Advogados, estudantes e demais operadores do Direito poderão participar de uma série de debates com especialistas de renome, abordando temas relevantes para o exercício da profissão e os rumos da justiça brasileira.

Entre os palestrantes confirmados estão nomes como Adriana Calvo, Alexandre Fanti Correia, Antonio Carlos de Oliveira Freitas, Bruno Vasconcelos Carrilho Lopes, Carlos Henrique Braga, Claudia Bernasconi, Cristina Paranhos Olmos, Douglas Ribas Jr., Elaine Beltrán, Guilherme Ziliani Carnelós, Isabel Cristina de Medeiros Tormes, Maitê Cazeto Lopes, Mauro Schiavi, Patrícia Anastácio, Renato Beneduzi, Rodrigo Kaysserlian, entre outros.

No dia 7, às 19h, ocorre o painel “Segurança e Riscos da Advocacia Criminal”, que discutirá a escalada da violência contra a advocacia, estratégias de autoproteção e o papel do sistema de Justiça na mediação desses conflitos.

Na sequência, em 12/8, o foco será o Direito do Trabalho com a palestra “Novos precedentes vinculantes do TST”, que analisará a transição do modelo jurídico brasileiro do civil law para um sistema mais próximo ao common law. A programação segue com temas que atravessam diversas áreas do Direito.

O mês da advocacia AASP terá debates online e gratuitos sobre temas atuais do Direito.(Imagem: Divulgação/Arte Migalhas)

Em 13/8, será realizada a mesa “Execução, busca patrimonial e desjudicialização”; no dia 14, os debates girarão em torno dos “Honorários contratuais na reforma do Código Civil”.

Já no dia 19, o público poderá acompanhar a exposição “Início dos prazos do TJ/SP – eproc vs DJe vs DJEN”, que tratará de um dos maiores gargalos da advocacia paulista: os prazos judiciais e o chamado “tempo morto processual”.

Outros dois encontros encerram o evento: “Atuação no Tribunal de Ética e Disciplina da OAB”, em 20/8, e “Danos morais trabalhistas - lei 14.457/22 e súmula 443 do TST”, em 21/8, com discussões sobre assédio, dano moral e a inversão do ônus da prova no Direito do Trabalho.

Todos os encontros serão transmitidos online, com acesso gratuito mediante inscrição prévia. As vagas são limitadas e cada painel requer cadastro individual. Por isso, recomenda-se a inscrição antecipada para garantir a participação.

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025