Migalhas Quentes

OAB/RJ instaura Comissão de Tecnologias da Informação e Comunicação

A Comissão tem o objetivo de fortalecer o debate jurídico sobre inovação.

1/9/2025

Amanhã, 2, a OAB/RJ instaurará a TIC - Comissão de Tecnologias da Informação e Comunicação. O evento de lançamento terá a palestra inaugural "Direito Concorrencial e Invenções Tecnológicas", com Pedro Paulo Salles Cristofaro, presidente da Comissão de Direito da Concorrência da OAB/RJ, e Nicolo Zingales, professor e pesquisador da FGV Direito Rio. 

Presidida por Rodolfo Barreto, sócio do Licks Advogados, e com vice-presidência de Alice Moreira Studart, da banca Salomão Advogados, a Comissão tem como objetivo promover um debate jurídico qualificado e equilibrado sobre temas relacionados às TIC.

Para Rodolfo, o Rio de Janeiro já se consolidou como centro estratégico em disputas de alto impacto na área de inovações tecnológicas e a nova Comissão pretende traduzir esse protagonismo em conhecimento acessível e relevante para a sociedade. 

"O crescimento expressivo dos casos judiciais envolvendo tecnologias da informação e comunicação no Rio de Janeiro mostra que o nosso estado se tornou um local estratégico para a resolução de questões com ramificações no mundo todo. As principais empresas que atuam na área podem escolher onde vão resolver as suas disputas e muitas vezes escolhem o Rio", afirma.

Comissão terá atuação educativa e propositiva em temas de inovação, proteção de TICs e boas práticas jurídicas.(Imagem: Freepik)

"Isso é testamento da boa atuação dos operadores do direito daqui e a OAB/RJ merece ser um espaço para debater e disseminar conhecimento nessa matéria. A ideia é que tenhamos trocas qualificadas, balanceadas e com uma visão multidisciplinar", completa.

Com caráter educativo e propositivo, a Comissão é voltada ao aperfeiçoamento do debate jurídico e técnico sobre a proteção de inovações no campo das TIC. Entre seus objetivos estão a promoção de eventos voltados à comunidade jurídica e à sociedade civil; a publicação de estudos e artigos sobre temas atuais; a criação de espaços para análise crítica e construtiva; e o estabelecimento de diálogo com instituições nacionais e internacionais para intercâmbio de boas práticas.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025