Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Open Finance: Sistema Financeiro Aberto - Regulamentação Jurídica Comentada"

O livro oferece leitura crítica, técnica e acessível sobre o sistema que está redesenhando o setor bancário e ampliando o uso de dados no mercado financeiro.

1/10/2025

A obra "Open Finance: Sistema Financeiro Aberto – Regulamentação Jurídica Comentada" (Quartier Latin, 448p.), escrita por Daniel H.C. Alvarenga e com prefácio de Rossano Maranhão, apresenta uma análise aprofundada sobre a estrutura regulatória brasileira que sustenta o Open Finance, destacando seus desafios jurídicos, os impactos para consumidores e empresas e os embates entre grandes bancos e novas plataformas digitais. 

O material oferece uma abordagem didática, jurídica e estratégica sobre um dos mais relevantes movimentos regulatórios do setor financeiro nacional, cuja premissa é a portabilidade de dados financeiros entre instituições autorizadas, com consentimento do usuário.

Além de introduzir e explicar, em uma linguagem acessível, o que diz cada trecho da resolução conjunta 01/20 - norma que criou as regras básicas para o funcionamento do Open Finance no Brasil -, o livro também apresenta uma introdução que ajuda o leitor a entender como esse sistema surgiu e por que ele é importante. E dentre os temas abordados estão: 

A leitura é indicada para profissionais do Direito, executivos do setor financeiro, reguladores, desenvolvedores de soluções tecnológicas e qualquer pessoa interessada em compreender o papel da regulação na transformação digital dos serviços bancários. 

O autor da obra Daniel H.C. Alvarenga ofereceu um exemplar para o sorteio entre os leitores do Migalhas.

Sorteio da obra "Open Finance: Sistema Financeiro Aberto - Regulamentação Jurídica Comentada"(Imagem: Arte Migalhas)

Sobre o autor: 

Autor dos livros "Fintechs de Crédito: Regulamentação Jurídica Comentada" e "Open Finance: Sistema Brasileiro Aberto + Regulamentação Jurídica Comentada", Daniel Alvarenga é sócio do escritório Franco Advogados, onde lidera a área de regulação financeira - com forte atuação em temas relacionados à tecnologia e inovação no setor.

Com mais de 20 anos de experiência em Direito Empresarial e profunda atuação em questões regulatórias, Alvarenga assessora empresas estrangeiras interessadas em ingressar no mercado brasileiro, bem como companhias nacionais que buscam expandir suas operações para o exterior.

Além de atuar como mentor de startups, é membro dos grupos de trabalho do Banco Central do Brasil voltados à implementação do Open Finance e do sistema de pagamentos instantâneos Pix. É especialista em Fintechs, Negócios e Regulação pela Harvard University e em Direito Internacional dos Investimentos pelo King’s College London.


Premiado:

Leandro Soler Martins de Oliveira Cardoso Santos, de Botucatu/SP

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Gustavo Justino destaca avanços da consensualidade no Direito Público

4/12/2025

AGU pede que Gilmar reconsidere suspensão de trechos da lei do impeachment

4/12/2025

STJ define indicados para vagas no CNJ e no CNMP

4/12/2025

CCJ da Câmara aprova revogação da lei da alienação parental

4/12/2025

Especialistas avaliam impacto do novo marco regulatório do BaaS

4/12/2025

Artigos Mais Lidos

Reforma tributária - Adaptação ao princípio do destino

4/12/2025

Insegurança jurídica na responsabilização de empresas aéreas por atrasos e cancelamentos de voos em virtude de eventos meteorológicos

4/12/2025

A duração do processo judicial

4/12/2025

STF e a indústria do dano moral aéreo

4/12/2025

A última fronteira da advocacia: A escuta ativa do cliente

4/12/2025