Migalhas Quentes

Anape homenageia Cármen Lúcia com lançamento de obra jurídica na USP

O lançamento de “Estudos de Direito Público” homenageou a ministra Cármen Lúcia, reuniu autoridades e acadêmicos e destacou a excelência e ética na formação jurídica brasileira.

17/10/2025

A ANAPE - Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal e a Esnap - Escola Superior da Advocacia Pública, em parceria com a USP - Universidade de São Paulo, realizaram, na quinta-feira, 16/10, o lançamento do livro “Estudos de Direito Público” em homenagem à ministra do STF, Cármen Lúcia Antunes Rocha. O evento ocorreu em São Paulo  e reuniu autoridades, professores, procuradores e acadêmicos de diversas regiões do país.

A obra reúne os estudos desenvolvidos pela primeira turma do Curso de Especialização em Direito Público da Esnap, resultado de um projeto inovador que alia excelência acadêmica e prática profissional. 

Ainda em reconhecimento à contribuição para o ensino jurídico e para a defesa da democracia, a ministra foi agraciada com a Medalha Destaque Docente Acadêmico - Professor Dalmo Dallari, instituída pela Anape, que reconhece professores de destaque na formação jurídica crítica e ética. A honraria também foi entregue ao presidente Vicente Braga.

A ministra Cármen Lúcia e o presidente da ANAPE, Vicente Braga, ao receber as honrarias.(Imagem: Reprodução)

O presidente da Anape destacou que a homenagem representa o compromisso das entidades com a valorização do conhecimento e com o legado dos grandes juristas brasileiros. “A advocacia pública é um espaço de reflexão e compromisso com a democracia. Homenagear a ministra Cármen Lúcia e o professor Dalmo Dallari é reafirmar os valores que fundamentam a nossa missão institucional”, afirmou Vicente.

Já a diretora-presidente da Esnap, Patrícia Werner, ressaltou a importância da parceria com a USP e do projeto editorial conjunto: “A obra simboliza a união entre o saber acadêmico e a prática da advocacia pública. É um tributo àqueles que dedicam suas vidas à formação jurídica e à defesa do Estado Democrático de Direito.”

Na ocasião, a ministra Cármen Lúcia ministrou uma palestra sobre o princípio constitucional da solidariedade, tema que dá nome à sua mais nova obra jurídica, também lançada durante o encontro.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Silveiro Advogados anuncia nova sócia na área de Direito Ambiental

4/12/2025

Mulher fica paraplégica após cair de sacada; Airbnb pagará tratamento

4/12/2025

Para Gilmar, lei do Impeachment caducou e nega tese de proteção do STF

4/12/2025

Gilmar nega pedido da AGU e mantém suspensão da lei do impeachment

4/12/2025

STJ afasta cota em vaga única e manda nomear 1º lugar da ampla concorrência

4/12/2025

Artigos Mais Lidos

Nota técnica - Tema 935/STF: Contribuição assistencial

5/12/2025

O devido processo negocial-consensual da SecExConsenso TCU: Reflexões iniciais sobre a IN TCU 101/25

5/12/2025

2 de dezembro, o Dia do Advogado Criminal

4/12/2025

4º Congresso CESA: IA - Inteligência Artificial e os deveres fundamentais da advocacia e da prestação jurisdicional

4/12/2025

O risco da dupla legislação: Regimes específicos divididos entre a LC 214 e o PLP 108

4/12/2025