Uma audiência de conciliação virtual realizada pela 8ª vara do Sistema dos Juizados Especiais de Causas Comuns de Salvador/BA terminou em confusão após a advogada Cintia Carneiro xingar conciliador responsável pelo ato de “ignorante” e “estúpido”, provocando tensão e a interrupção da sessão.
Segundo o portal Bahia Notícias, após o ocorrido, a profissional apresentou petição urgente, alegando ter sido constrangida e ridicularizada pelo conciliador, sustentando que ele teria adotado tom ameaçador durante a audiência e que não atuava como advogada no processo, mas apenas prestava “auxílio humanitário” ao autor da ação.
O caso
Conforme o vídeo e o termo de audiência anexado aos autos, o impasse começou quando o conciliador solicitou que a advogada se identificasse e confirmasse sua participação formal na audiência.
A profissional respondeu que não atuaria como representante da parte, justificando que estava em trânsito e não havia encontrado local seguro para estacionar, limitando-se a “dar suporte” ao autor da ação.
A conversa, no entanto, rapidamente se tornou acalorada. Ao ser novamente questionada, a advogada afirmou:
“Eu vou identificar que o senhor é muito ignorante, primeiramente, com o devido respeito. Eu não vou participar da audiência, estou dando suporte ao meu cliente porque você é estúpido”.
Cintia ainda respondeu que denunciaria a conduta à OAB. Em seguida, o conciliador avisou que mutaria o microfone da advogada, que reagiu exaltada:
“Você vai mutar porra nenhuma. Tá maluco, rapaz? Quem é você? O ignorante da vida. Vai tomar no cu”.
Veja o momento:
De acordo com o portal baiano, o caso foi encaminhado ao juízo para as medidas cabíveis e comunicação formal à OAB/BA, responsável pela apuração da conduta profissional.