Migalhas Quentes

OAB pede ao STJ flexão de gênero em crachás para mulheres advogadas

Proposta visa fortalecer a representatividade feminina no sistema de Justiça e reflete a busca por igualdade e inclusão no ambiente jurídico.

15/11/2025

CFOAB - Conselho Federal da OAB encaminhou ofício ao STJ solicitando que os crachás de identificação passem a adotar a flexão de gênero para as profissionais mulheres. A proposta, enviada ao presidente da Corte, ministro Herman Benjamin, sugere que conste a palavra “advogada”, em alinhamento com o padrão já utilizado nas carteiras profissionais emitidas pela Ordem.

No documento, a OAB ressalta que a forma como instituições públicas se dirigem às suas profissionais influencia diretamente a sensação de acolhimento e reconhecimento no meio jurídico. Segundo dados apresentados do Cadastro Nacional da Advocacia, as mulheres já constituem a maioria da categoria, somando 764.922 profissionais, aproximadamente 52% do total.

OAB pede ao STJ uso da designação “advogada” em crachás de identificação.(Imagem: Arte Migalhas)

Pertencimento, respeito e igualdade

Para o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, a mudança, ainda que simples, possui significativo valor simbólico. Ele afirma que a adoção da designação feminina reafirma o compromisso da entidade com um sistema de Justiça mais inclusivo e representativo.

A linguagem importa porque comunica pertencimento, respeito e igualdade”, declarou.

A OAB também esclareceu que a solicitação não impõe nenhuma obrigação ao STJ, mas oferece uma alternativa de identificação que respeita o gênero registrado na inscrição profissional, conferindo maior coerência entre os sistemas de identificação adotados.

Informações: OAB Nacional.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Questão de gênero: STF passa a usar flexão "relatora" em seus sistemas

6/10/2025
Migalhas Quentes

OAB/SP propõe protocolo de equidade de gênero e raça para advogadas

26/11/2024
Migalhas Quentes

TRT-14: É obrigatória flexão de gênero em todos documentos e atos

3/10/2021

Notícias Mais Lidas

STJ recebe lançamento de coletânea em homenagem a Nelson Luiz Pinto

3/12/2025

Editora Fórum apresenta os destaques editoriais de novembro no Direito

3/12/2025

Sorteio da obra "Código da Propriedade Intelectual - Conforme os Tribunais"

3/12/2025

TSE manda retomar bloqueio de bens e valores de escritório de advocacia

3/12/2025

Trabalhadora alvo de piadas de chefes por ser autista será indenizada

3/12/2025

Artigos Mais Lidos

A força da jurisprudência na Justiça Eleitoral

3/12/2025

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025