Migalhas Quentes

Dino afirma que não há “ditadores” no STF e destaca colegialidade

Ministro afirmou que decisões da Corte resultam de mediações entre diferentes visões, sem imposição individual.

25/3/2026
Publicidade
Expandir publicidade

Durante sessão desta quarta-feira, o ministro do STF Flávio Dino ressaltou que as decisões do Supremo sobre verbas indenizatórias resultam de construção coletiva entre os integrantes da Corte.

Segundo o ministro, o colegiado reúne diferentes concepções, o que exige mediações e ajustes nos votos, nem sempre correspondentes integralmente ao posicionamento individual de cada magistrado.

Dino afirmou que eventuais mudanças de entendimento ao longo do julgamento não configuram incoerência, mas refletem o funcionamento do tribunal, baseado na colegialidade e no equilíbrio entre os ministros.

De acordo com ele, no STF não há imposição de vontades individuais, uma vez que o modelo institucional pressupõe controle recíproco entre os membros da Corte.

"Isso não é incoerência, isto é colegialidade, é compreender que aqui não há ditadores, diferente do que dizem."

Assista:

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos