Migalhas Quentes

OAB/RJ celebra o Dia da Advocacia aos pés do Cristo Redentor

A Seccional celebra o Dia do Advogado e os 199 anos da criação dos primeiros cursos de Direito no Brasil, referências para a formação e a consolidação da profissão no país.

11/8/2026
Publicidade
Expandir publicidade

Nesta terça-feira, 11/8, a OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro celebra o Dia da Advocacia e homenageia todos os advogados e advogadas que exercem diariamente um papel fundamental na defesa da Justiça, da cidadania e do Estado Democrático de Direito.

A data marca os 199 anos de criação dos primeiros cursos de Direito do Brasil, em São Paulo/SP e Olinda/PE, marcos históricos para a formação jurídica do país e para a consolidação da advocacia brasileira.

Como parte das comemorações do Dia do Advogado, foi celebrada uma missa no Santuário do Cristo Redentor.(Imagem: Flávia Freitas/OAB/RJ)

Para a presidente da OAB/RJ, Ana Tereza Basilio, exercer a advocacia vai muito além do conhecimento técnico e exige compromisso diário com a Justiça e com a sociedade.

"Ser advogado não é apenas dominar as leis e conhecer a jurisprudência. Ser advogado é estar diariamente lutando pela justiça, pela sociedade e por aqueles princípios que são fundamentais no Estado Democrático de Direito", destaca Basilio.

"A profissão é árdua. É preciso ser corajoso. É preciso, muitas vezes, ir contra a opinião pública, contra a opinião de amigos e familiares. Mas o advogado é um guerreiro. É aquele que a sociedade pode contar sempre para lutar pelos seus direitos", finaliza.

Como parte das comemorações, foi celebrada, no fim da manhã, uma missa em homenagem à advocacia na Capela de Nossa Senhora Aparecida, no Santuário do Cristo Redentor. Além da presidente da OAB/RJ, participaram da cerimônia o secretário-geral da entidade, Rafael Borges, o tesoureiro Fábio Nogueira, além de presidentes de subseções, de comissões e conselheiros da Seccional.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos