Migalhas Quentes

Sorteio da obra "Inteligência Artificial na Advocacia"

A publicação analisa o uso da IA na advocacia, abordando ferramentas generativas, limites técnicos e jurídicos, riscos e impactos sobre produtividade, estratégia e responsabilidade.

2/10/2026
Publicidade
Expandir publicidade

A obra "Inteligência Artificial na Advocacia" (Thomson Reuters Revista dos Tribunais, 340p.), escrita por Solano de Camargo, sócio do Lee, Brock, Camargo Advogados (LBCA), não trata a inteligência artificial como uma promessa futurista nem como uma ameaça abstrata.

O livro analisa o uso da IA na advocacia contemporânea e como ferramentas baseadas em modelos generativos já influenciam a pesquisa jurídica, a redação de peças, a organização do trabalho e a tomada de decisões profissionais.

Prefaciada por Leonardo Sica, presidente da OAB/SP, e com posfácio do jurista Flávio Tartuce, a publicação examina os limites técnicos e jurídicos relacionados ao uso da tecnologia, os riscos de seu uso irrefletido e os impactos sobre produtividade, estratégia e responsabilidade do advogado.

O conteúdo é indicado para quem deseja compreender como a IA pode ser integrada à prática jurídica de forma consciente, profissional e juridicamente responsável.

Solano de Camargo, autor da obra, ofereceu dois exemplares para sorteio entre os leitores do Migalhas.

Sorteio da obra "Inteligência Artificial na Advocacia".(Imagem: Arte Migalhas)


Sobre o autor: 

Solano de Camargo: advogado, professor de Direito Internacional da Faculdade de Direito da USP e pesquisador na interseção entre Direito Internacional Privado, conflitos de jurisdição, tecnologia e inteligência artificial. Possui produção acadêmica na área. Atua há mais de 20 anos na advocacia empresarial, assessorando organizações em temas de inovação, dados e litígios complexos. É conselheiro seccional da OAB/SP e presidente da Comissão de Privacidade, Proteção de Dados e Inteligência Artificial, onde também exerce a função de Encarregado Geral de Proteção de Dados. É autor de obras de sobre o uso profissional da inteligência artificial no Direito e sócio fundador do escritório Lee, Brock, Camargo Advogados (LBCA). 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos