Migalhas Quentes

Estatuto da Criança e do Adolescente é tema do espetáculo "Colcha de Retalhos: Construindo uma Identidade"

26/11/2007


Espetáculo

Estatuto da Criança e do Adolescente é tema do espetáculo "Colcha de Retalhos: Construindo uma Identidade". A apresentação é resultado das experimentações dos alunos do Instituto Arte Geral para identificar quais fatores influenciam na formação do indivíduo.

"Colcha de Retalhos: Construindo uma Identidade"

Serviço

Data: 2 de dezembro
Horário: 17h
Local: Teatro Regina Vogue - Shopping Estação
Entrada: R$ 8,00 / R$ 4,00 (meia)

________________
_____________

No teatro...

Pequenos pedaços de panos são costurados e formam uma grande colcha de retalhos, esta é capaz de desempenhar algo que antes alguns trapos de formas e cores diferentes não poderiam realizar.

O espetáculo "Colcha de Retalhos – Construindo uma Identidade" foi criado com a participação dos alunos do Instituto Arte Geral. As fases, retalhos, são resultantes dos laboratórios de criação que permitiram aos alunos a identificação dos fatores necessários para a formação do cidadão, além de proporcionar-lhes conhecimento sobre os direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

O primeiro retalho, a Reflexão, é o momento do descobrimento do "Quem sou eu?" exposto pela aluna Edilene Vieira como resultado de várias ações: "Ser quem eu sou não é coisa de um dia, são dias, palavras e atitudes que não se apagam jamais."

O segundo retalho, a Brincadeira, corresponde à possibilidade da criança descobrir e expressar conhecimentos por meio da diversão, além de experimentar a relação com outro e o mundo, a garantia do direito à liberdade assegurada no Capítulo II do Estatuto da Criança e do Adolescente.

O terceiro retalho, o Encontro, revela os comportamentos durante as interações, o processo de reconhecimento das diferenças, semelhanças e a possível troca de conhecimentos e valores.

O quarto retalho, a Escola. A educação possui papel fundamental para a criança desenvolver aptidões e interagir com colegas e professores. O capítulo IV do ECA garante à criança e ao adolescente o direito à educação como meio para a formação de cidadãos conscientes dos direitos deveres que possuem na sociedade.

O quinto retalho, Escola e Brincadeiras, favorece a vivência com o mundo e as pessoas, o desenvolvimento dos potenciais cognitivos, psicomotores e afetivos do indivíduo; as relações são consolidadas e diversificadas, oportunizando o estabelecimento dos grupos sociais.

O sexto retalho, Tribos, é a constituição da identidade baseada na identificação com o um ou vários grupos sociais. O homem não vive isolado, faz parte de um ou mais grupos formados por pessoas unidas por um motivo em comum.

___________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Alcolumbre adia sabatina de Jorge Messias e critica omissão do governo

2/12/2025

STF arquiva ação contra jogador denunciado por manipular partida de jogo

2/12/2025

TRF-1 julgará pedido do MPF para restabelecer prisão de Daniel Vorcaro

2/12/2025

PL Antifacção: Mais de mil promotores manifestam para manter Júri

2/12/2025

STJ recebe lançamento de coletânea em homenagem a Nelson Luiz Pinto

3/12/2025

Artigos Mais Lidos

A força da jurisprudência na Justiça Eleitoral

3/12/2025

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025