Migalhas Quentes

Resultado do Sorteio de obra "Comentários ao Código de Processo Civil"

3/12/2007


Sorteio de obra

Migalhas tem a honra de sortear a obra "Comentários ao Código de Processo Civil" – volume 4 – Tomo I (576 p.), escrita por Joel Dias Figueira Jr e gentilmente oferecida pela Editora RT.

Sobre a obra :

Jamais assistimos a tão intensa produção editorial na área jurídica como na atualidade. Fruto do grande desenvolvimento de novas tecnologias gráficas, da maior acessibilidade ao ambiente universitário e da formação de um mercado cada vez mais competitivo e ávido pela atualização dos comentários legislativos, publicações dos mais diversos matizes têm sido geradas por um número igualmente crescente das Editoras.

Nesse estado de coisas gerado pelas oportunidades de mercado, não raro o convite à produção de alcance imediato é que prevalece. Proporciona-se análise meramente perfunctória dos institutos e eventuais modificações legislativas, que, em vez de estimular o avanço com novos paradigmas, acentua as correntes jurisprudenciais já estabelecidas e oferece apenas uma reles satisfação intelectual passageira.

Há muito não se viam autores com cabedal científico e profissional aqui reunidos dispostos a se engajar num projeto de tal envergadura, capaz de permitir-lhes a exposição conclusiva de idéias e temas escolhidos segundo as especialidades de cada pensador. De outro lado, criamos condições para que o público pudesse ter acesso ao pensamento sistematizado e sincronizado desses autores numa visão simultaneamente profunda e prática de todo o sistema processual civil brasileiro.

Esta coleção resgata a grandiosidade dos tradicionais tratados. Ao longo de mais de 9.000 páginas, distribuída em 16 volumes, reúne as melhores reflexões sobre todos os artigos do Código de Processo Civil, permitindo ao leitor um amplo panorama sobre o processo e seus institutos.

O aprofundamento e a atualidade necessários somente foram conseguidos com a reunião de seletíssimo grupo de autores, que representam considerável parcela do novo pensamento processual brasileiro.

Neste volume, em linguagem clara, objetiva e didática, o autor comenta minuciosamente os artigos <_st13a_metricconverter productid="270 a" w:st="on">270 a 281 do Código de Processo Civil, devidamente atualizados com as recentes reformas processuais.

Complementam a obra a indicação de jurisprudência atual, permitindo ao leitor conhecer e interpretar a matéria em face dos casos concretos, e práticos índices onomástico e alfabético-remissivo para a rápida localização do tema a ser pesquisado.

Sobre o autor :

Joel Dias Figueira Jr é doutor e mestre em Direito Processual Civil pela PUC de São Paulo; especialista em Direito Civil e Processual Civil pela Università Degli Studi di Milano - Itália. Em Santa Catarina, exerce a função de Desembargador Substituto do Tribunal de Justiça, sendo também professor convidado dos Cursos de Pós-Graduação em Direito Processual Civil da Universidade Federal de Santa Catarina. Exerceu as funções de Juiz de Direito nos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Joinville, e, por quatro anos, integrou a 5.a Turma Recursal de Santa Catarina, exercendo a Presidência do colegiado por quase dois anos. Foi Assessor da Relatoria-Geral da Comissão Especial do Novo Código Civil da Câmara dos Deputados. Membro do Instituto Ibero-americano de Direito Processual e do Instituto Brasileiro de Direito Processual; Membro do Conselho Diretor da Revista Genesis de Direito Processual Civil e do Conselho Editorial da Revista Bonijuris. Obteve em 1998 o 1.º lugar no Concurso Nacional de Monografias para Magistrados, promovido pela Associação dos Juízes Federais - AJUFE (O monopólio jurisdicional e as formas alternativas de resoluções de conflitos). É autor de dezenove obras publicadas, além de dezenas de estudos científicos publicados em conceituadas revistas, boletins e jornais de circulação nacional e internacional.

______________

Resultado :

_____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Mattos Filho assessora Appia em acordo estratégico com a Ultra

2/12/2025

Projeto social não devolverá repasse estatal por suposta destinação indevida

2/12/2025

Juiz afasta justa causa e reconhece dispensa imotivada de comissária de voo

2/12/2025

Anúncio de Trump não impacta processos migratórios, alerta advogado

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025