Migalhas Quentes

Advogados concluem mestrado na área de direito tributário

X

30/6/2008


Mestrado

Advogados concluem mestrado na área de direito tributário

Os advogados do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, Rodrigo Forcenette e Klaus Eduardo Rodrigues Marques, concluíram seus cursos de mestrado nos dias 10/6 e 20/6, respectivamente, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP.

Discorrendo sobre o tema da guerra fiscal do ICMS, Klaus demonstrou o atual patamar da disputa por maior arrecadação entre os Estados para a instalação de empresas em seus territórios, gerando assim uma maior quantidade de tributos. Na banca examinadora esteve presente o renomado advogado Roque Antonio Carrazza, um dos maiores especialistas do Brasil em direito tributário e também orientador de Klaus.

"É um assunto de extrema importância, pois antes de se conceder um benefício fiscal a uma empresa há um convênio entre os estados brasileiros para a aprovação de tal benefício e esse convênio raramente é respeitado", explica.

Também na área do direito tributário foi a defesa de mestrado de Rodrigo Forcenette que abordou as limitações constitucionais impostas à possibilidade de alteração das faixas de competência tributária. Na banca estiveram presentes os professores Paulo Ayres Barreto, Elisabeth Nazar Carrazza e Fabiana Del Padre Tomé, que foi orientadora da pesquisa.

Os objetivos principais da reforma são simplificar o sistema tributário nacional, avançar no processo de desoneração tributária e eliminar distorções que prejudicam o crescimento da economia brasileira.

____________________

_________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025