Migalhas Quentes

Aprovado na CCJ projeto que obriga testemunhas a serem ouvidas em salas separadas

A CCJ aprovou ontem, 20/8, parecer do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB/PE) favorável ao projeto apresentado pelo Executivo determinando que, nos processos criminais, as testemunhas de acusação e de defesa serão obrigadas a prestar os seus depoimentos em salas distintas, nos mesmos moldes do que já ocorre nos processos de competência do Tribunal do Júri.

21/8/2008


Testemunhas

Aprovado na CCJ projeto que obriga testemunhas a serem ouvidas em salas separadas

A CCJ aprovou ontem, 20/8, parecer do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB/PE) favorável ao projeto apresentado pelo Executivo determinando que, nos processos criminais, as testemunhas de acusação e de defesa serão obrigadas a prestar os seus depoimentos em salas distintas, nos mesmos moldes do que já ocorre nos processos de competência do Tribunal do Júri. A matéria (PLC 93/04 - clique aqui) vai agora à votação no Plenário do Senado.

Segundo Jarbas Vasconcelos, o projeto - que dá nova redação ao artigo 210 do Código de Processo Penal (Decreto-Lei 3.689/41 - clique aqui) - tem por meta auxiliar o Judiciário na busca da verdade.

Essa proposta foi sugerida pelo CNPCP, órgão técnico do Ministério da Justiça. De acordo com o conselho, a ausência de salas para o recolhimento, em separado, dos depoimentos das testemunhas de acusação e de defesa tem sido motivo de pressões de toda ordem sobre elas. Mais: ocorre também, segundo o conselho, incidentes entre as testemunhas e os familiares da vítima e do acusado.

Jogos de azar

Em virtude de um pedido de vistas apresentado pelo senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE), ficou para a próxima semana o exame do projeto de lei (PLS 274/06 - clique aqui) que retira os jogos de azar do âmbito da Lei de Contravenções Penais (Decreto-Lei nº 3.688/41 - clique aqui), colocando-os no âmbito do Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40 - clique aqui), além de alterar a Lei 9.613/98 (clique aqui), que trata da lavagem de dinheiro.

Essa proposta tem o objetivo de criminalizar a exploração de jogos de azar e tornar mais eficiente o combate à lavagem de dinheiro.

Apesar de considerar o projeto relevante, Antônio Carlos Valadares informou que solicitou vistas em virtude de o Ministério da Justiça mostrar-se interessado em examinar a matéria, visando aperfeiçoar o texto.

O projeto também determina que o juiz poderá apreender e seqüestrar bens, direitos e valores de quem burlar a lei. Estão incluídos aí hotéis, fundações, sociedades, associações ou até mesmo residências particulares em que se realizam jogos de azar, quando dele habitualmente participem pessoas que não são da família dos que ocupam a residência.

Essa proposta foi apresentada pela comissão parlamentar de inquérito (CPI) dos Bingos, que investigou, de 2004 a 2005, a utilização das casas de bingo para beneficiar o crime organizado.

_____________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Mattos Filho assessora Appia em acordo estratégico com a Ultra

2/12/2025

Projeto social não devolverá repasse estatal por suposta destinação indevida

2/12/2025

Juiz afasta justa causa e reconhece dispensa imotivada de comissária de voo

2/12/2025

Anúncio de Trump não impacta processos migratórios, alerta advogado

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025