domingo, 7 de dezembro de 2025

AUTOR MIGALHAS

  1. Home >
  2. Autores Migalhas >
  3. Álvaro Augusto Diniz Queiroz Carvalho
result.title

Álvaro Augusto Diniz Queiroz Carvalho

Migalheiro desde março/2021.

Advogado; professor; escritor; palestrante; mentor.

Migalhas de Peso
segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Injúria de "alta audiência": O caso Luana Piovani x Neymar

A condenação de Luana Piovani por injúria contra Neymar evidencia a importância do alcance digital na tipificação e dosimetria penal, diferenciando crítica de insulto.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Ficção e realidade: Desdobramentos do Direito Penal na mídia

Presunção de inocência, ação penal, direito ao silêncio e dever de tratamento à prova do enredo televisivo.
Migalhas de Peso
terça-feira, 14 de outubro de 2025

Serial killer hospitalar: O pano de fundo e os desafios processuais

Caso da técnica de enfermagem apontada como maior assassina em série em 2025.
Migalhas de Peso
sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Ringue e responsabilidade: Popó x Wanderlei Silva à luz do Direito

A prática de esportes de combate é juridicamente tolerada como “exercício regular de um direito” (art. 23, III, CP)?
Migalhas de Peso
terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Na mesma sessão, STJ anula três reconhecimentos de suspeitos

A 6ª turma do STJ anulou três reconhecimentos por falhas no art. 226 do CPP, reforçando a importância de provas robustas no processo penal.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Câmara aprova projeto que tipifica o crime de invasão virtual de domicílio

A Câmara dos Deputados aprovou PL que tipifica o crime de invasão virtual de domicílio, como pelo uso de câmeras escondidas ou drones. O texto será enviado ao Senado.
Migalhas de Peso
sábado, 25 de novembro de 2023

STJ: as condições favoráveis não garantem a revogação da prisão cautelar

A decisão da Sexta Turma do STJ sobre revogação da prisão preventiva enfatiza a importância da fundamentação diante do descumprimento injustificado de medidas cautelares. A análise equilibrada entre condições pessoais e elementos nos autos foi crucial, demonstrando a necessidade de avaliação abrangente para tal decisão.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 22 de abril de 2021

Impossibilidade de punição por tentativa do crime de stalking

Por se tratar de crime habitual, o delito de perseguição, também denominado stalking, não é punido através da modalidade tentada.