terça-feira, 23 de abril de 2024

AUTOR MIGALHAS

  1. Home >
  2. Autores Migalhas >
  3. Celso Cláudio de Hildebrand e Grisi
result.title

Celso Cláudio de Hildebrand e Grisi

Migalheiro desde abril/2004.

Professor e Pesquisador na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade USP.

Migalhas de Peso Uma nova geração de paraísos fiscais
terça-feira, 14 de fevereiro de 2006

Uma nova geração de paraísos fiscais

Veja, segundo a ONU, quais são as principais características de um paraíso fiscal que fazem jurisdições atrativas para grupos criminosos e suas operações de lavagem de dinheiro.
Migalhas de Peso Cayman e os tratados para assistência mútua fiscal
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2006

Cayman e os tratados para assistência mútua fiscal

Apesar de ter conseguido manter durante anos a política de não negociar tratados internacionais relativos aos tributos incidentes sobre a renda, as Ilhas Cayman, no entanto, possuem um tratado para troca de informações fiscais e assistência mútua, assinado em 21 de novembro de 2001, com os Estados Unidos da América – ou seja, pouco mais de um mês após os atentados de 11 de setembro.
Migalhas de Peso Cayman e os tratados para assistência mútua fiscal
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2006

Cayman e os tratados para assistência mútua fiscal

Apesar de ter conseguido manter durante anos a política de não negociar tratados internacionais relativos aos tributos incidentes sobre a renda, as Ilhas Cayman, no entanto, possuem um tratado para troca de informações fiscais e assistência mútua, assinado em 21 de novembro de 2001, com os Estados Unidos
Migalhas de Peso Nova legislação societária das Ilhas Virgens  Britânicas
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2006

Nova legislação societária das Ilhas Virgens Britânicas

Como é de conhecimento público, as Ilhas Virgens Britânicas apresentaram sua nova legislação societária no final de 2004, com previsão para início de vigência em 1º de janeiro de 2005, mas com seus principais efeitos jurídicos a se refletirem somente a partir de 1º de janeiro de 2006. É através da promoção deste novo instrumento legal que o arquipélago procura apresentar-se à comunidade internacional como um dos principais centros para estabelecimento de empresas holdings no mundo e, para tanto, procura modernizar seu ambiente de negócios, adaptando-se às mais modernas tendências da governança corporativa internacional.
Migalhas de Peso Aruba deixa de ser paraíso fiscal
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2006

Aruba deixa de ser paraíso fiscal

Foi no apagar das luzes de 2005 que o governo da pequena Aruba resolveu por bem ceder às pressões externas – promovidas, principalmente, por organismos internacionais liderados pelos Estados Unidos e pela União Européia – e introduzir um novo regime fiscal no país. Dessa forma, o regime fiscal anterior que agenciava uma alíquota zero para as chamadas Aruba Exempt Companies (“AVVs”) foi praticamente extinto a partir de 1º de janeiro de 2006.
Migalhas de Peso Competição tributária internacional e os paraísos fiscais
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2006

Competição tributária internacional e os paraísos fiscais

Quando o primeiro relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) foi publicado em 1998, o tema da competição tributária lesiva foi considerado inovador do ponto de vista científico, porém extremamente preocupante para a saúde fiscal dos países. Depois de oito anos da edição do primeiro relatório, e da publicação de novo relatório de recomendações na reunião ministerial de 2000 – além, é claro, da emissão de dois outros relatórios, relativos aos progressos alcançados em 2001 e em 2004 –, pode-se dizer que intensas modificações no cenário do direito tributário internacional começaram a surtir seus primeiros efeitos.
Migalhas de Peso A harmonização da Legislação Tributária e o Estado do Bem Estar Social
quarta-feira, 14 de abril de 2004

A harmonização da Legislação Tributária e o Estado do Bem Estar Social

Se há um fato, pelo qual me convenço mais e mais e a cada dia, é o de que o fenômeno da globalização trará ao Brasil mais benefícios do que malefícios. Peguemos o famigerado caso da reforma tributária como exemplo. Atualmente não há como, do ponto de vista da eficiência da economia internacional, importar e exportar produtos e serviços, se o sistema tributário internacional não estiver, em alguns anos, em certa harmonia.