quinta-feira, 1 de outubro de 2026

AUTOR MIGALHAS

  1. Home >
  2. Autores Migalhas >
  3. Guilherme Penalva Santos
result.title

Guilherme Penalva Santos

Migalheiro desde janeiro/2015.

Doutor e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da UERJ. É especialista em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. Foi pesquisador visitante do Max Planck Institute for Comparative and International Private Law, em Hamburgo. É Procurador do Município do Rio de Janeiro e sócio do escritório Rosman Penalva Advogados.

Colunas - Insolvência em Foco
terça-feira, 29 de setembro de 2026

A insolvência transnacional no Judiciário brasileiro: Cenário cinco anos após a incorporação da lei Modelo da UNCITRAL

A lei Modelo de Insolvência Transnacional amplia a cooperação entre países e desafia o Judiciário brasileiro a definir os limites do reconhecimento de processos estrangeiros.
Colunas - Esquinas do Direito Municipal
quarta-feira, 26 de novembro de 2025

A (In)aplicabilidade da lei 11.101/05 às empresas estatais: Uma análise crítica da decisão do STF no RE 1.249.945/MG (Tema 1.101)

Guilherme Penalva Santos explica que estatais enfrentam crises como empresas privadas, mas STF impede uso da LREF.