Migalhas

Sexta-feira, 10 de abril de 2020

ISSN 1983-392X

Cenário
FSB Inteligência

Cenário - 26.9.19

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Era Aras

Augusto Aras toma posse hoje pela manhã como novo procurador-geral da República.

A cerimônia será no Palácio do Planalto e não na sede da PGR onde, por exemplo, Rodrigo Janot (2013) e Raquel Dodge (2017) assumiram o cargo.

Ontem, Aras foi aprovado por 23 votos a três na CCJ do Senado, depois de passar por uma sabatina que durou cerca de cinco horas. Quase em seguida, o plenário referendou seu nome por 68 a 10.

No fim da tarde, foi recebido pelo presidente Jair Bolsonaro no Palácio da Alvorada e à noite o decreto com a nomeação já estava publicado em edição extra do Diário Oficial da União.

A rapidez nos trâmites formais reflete um trabalho de bastidores muito bem feito. Aras calibrou o discurso e apresentou-se ao mundo político assumindo uma cartilha bastante estratégica.

Ao longo da corrida para ser indicado, o novo PGR entendeu o tempo de cada um dos públicos com os quais teve de interagir – segundo quem o conhece, essa é uma de suas características pessoais mais apuradas.

Aras expressou opiniões e indicou modelos de ação a partir de elementos que estavam pulverizados na opinião pública. Amarrou-os de um modo interessante e conseguiu se sobressair.

Sabatina

Breve resumo

Nem de longe Augusto Aras enfrentou dificuldades na CCJ. As perguntas e as intervenções dos senadores foram, no geral, bem tranquilas.

Mesmo nos temas mais sensíveis – como Lava Jato, meio ambiente e relação com o Planalto – as respostas tiveram boa receptividade tanto entre os senadores da oposição como entre os que apoiam o governo.

A TV Senado preparou uma síntese da audiência com o novo PGR (veja).

Congresso

LDO e créditos extras

De tanto esperar no fim da fila de prioridades, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2020 só será votada pelo Congresso na próxima semana.

É que a sessão conjunta convocada para ontem foi encerrada porque não havia quórum para discutir o tema.

Deputados e senadores foram convocados para a próxima quarta-feira (2). No cronograma oficial, a votação da reforma da Previdência está marcada para terça-feira, 1º.

Conjuntura

Fazendo as contas

O Banco Central divulgou na manhã de hoje o Relatório Trimestral de Inflação referente ao terceiro trimestre de 2019.

Um dos principais dados refere-se à expectativa para o PIB: a previsão de crescimento subiu de 0,8% para 0,9%.

Em 2020, o BC espera um salto de 1,8%.

A estimativa de inflação, medida pelo IPCA, recuou de 3,6% para 3,3% este ano (leia a íntegra do documento).

Câmbio

Dólar caro

A semana caminha para o fim e o dólar parece ter se acomodado na casa dos R$ 4,20 com alguma naturalidade.

Grande parte dos analistas não conseguiu antecipar o comportamento da moeda americana nesses últimos dias de setembro.

Culpa da cena política americana e da disputa comercial travada pelo presidente Donald Trump com os chineses.

Argentina

Crise, tempo e FMI

As incertezas políticas e econômicas na Argentina fizeram o Fundo Monetário Internacional (FMI) frear o programa de socorro ao país.

As conversas de alto nível perderam - de maneira inesperada - ritmo e boa parte da liga.

Autoridades argentinas estão em Washington para tentar reativar os canais e junto ao organismo internacional destravar a ajuda financeira de US$ 56 bilhões.

AGENDA

STF - O plenário retoma hoje o julgamento da ação que pode anular condenações da Lava Jato. Os ministros decidirão qual a ordem em que devem ser apresentadas as alegações finais dos réus – quando há delatores e delatados.

SENADO - O presidente Davi Alcolumbre marcou para hoje a cerimônia de promulgação de parte da PEC da cessão onerosa.

EDUCAÇÃO

Perguntas e respostas - O tira-dúvidas elaborado pelo MEC para explicar o programa Future-se (leia).

SABER

Bloquinhos - Está aberta no Parque Ibirapuera, em São Paulo, a maior exposição LEGO® do mundo. São cerca de 120 obras do artista Nathan Sawaya

SUSTENTÁVEL

Carros - A Honda deixará de vender veículos a diesel na Europa a partir de 2021. O plano da montadora é impulsionar modelos que utilizam o sistema de propulsão elétrica e os híbridos (acesse). 

TECH

Mensagens invisíveis - Cientistas chineses inventaram uma técnica inovadora para escrever e ler mensagens invisíveis a olho nu (saiba mais).

BEM-ESTAR

Hidratação - As melhores bebidas para hidratar o corpo, segundo um estudo da Universidade St. Andrews (Escócia).