COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Direito Digit@l >
  4. Direito e inteligência artificial: Desafios e desenvolvimentos recentes

Direito e inteligência artificial: Desafios e desenvolvimentos recentes

sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Atualizado às 07:59

O cenário legal envolvendo a Inteligência Artificial (IA) tem se tornado cada vez mais complexo e intrigante, com diversos casos e regulamentações emergindo nos últimos tempos. Vou destacar alguns desenvolvimentos recentes que demonstram a interseção dinâmica entre o direito e a IA. 

Casos de Direitos Autorais.  

Recentemente, houve um aumento significativo nas ações judiciais relacionadas às práticas de treinamento de IA. Um exemplo notável é o caso Tremblay v. OpenAI, Inc., onde os autores Paul Tremblay e Mona Awad moveram uma ação coletiva contra a OpenAI. Eles alegam que seus materiais protegidos por direitos autorais foram usados sem permissão para treinar modelos de linguagem da OpenAI, violando as leis de direitos autorais. Esses casos levantam questões importantes sobre a utilização de conteúdos protegidos para o treinamento de modelos de IA e as implicações legais decorrentes dessa prática. Não é novidade. Neste espaço trouxe outros casos. 

Regulamentação de IA em Decisões de Emprego. 

Em Nova York, as regras  sobre o uso de  Ferramentas automáticas que decidam sobre as relações de  Emprego  (AEDTs) destacam a necessidade de auditorias de viés. Estas regras exigem que os empregadores divulguem publicamente os resultados dessas auditorias e estabeleçam critérios claros para quem pode realizar essas auditorias. A adoção dessas regras visa garantir que o uso de IA em processos de contratação seja justo e não discriminatório, refletindo uma tendência crescente de regulamentação de IA em ambientes de trabalho.

Implicações para o Futuro 

Estes desenvolvimentos sublinham a crescente necessidade de uma abordagem legal robusta em relação à IA. À medida que a tecnologia avança, os legisladores e tribunais serão desafiados a lidar com questões inéditas relacionadas à propriedade intelectual, privacidade, responsabilidade e ética. Além disso, a crescente adoção de IA em diferentes setores requer uma vigilância constante para garantir que seu uso esteja em conformidade com as leis vigentes e respeite os direitos e liberdades individuais. 

Este artigo só arranha a superfície de um campo vasto e em rápida evolução. À medida que a IA continua a se integrar mais profundamente em nossa sociedade, é fundamental que o direito acompanhe essas mudanças para proteger os direitos individuais e promover um desenvolvimento tecnológico responsável e ético. Lembrando que a legislação deve proteger direitos sem mitigar a evolução tecnológica.