COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Por quanto ou Porquanto?

Por quanto ou Porquanto?

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Atualizado em 3 de outubro de 2022 11:03

A leitora Suzana de Alencar Gonçalves envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas: 

"'A nulidade produziu prejuízo à defesa, por quanto serviu como base para a negativa do privilégio legal do furto qualificado'. Por quanto poderia ser escrito junto? Obrigada."

Envie sua dúvida


1) Uma leitora traz o seguinte exemplo: "A nulidade produziu prejuízo à defesa, por quanto serviu como base para a negativa do privilégio legal do furto qualificado". E indaga: a expressão por quanto poderia ser escrita como uma só palavra?

2) Ora, escreve-se separadamente por quanto, quando se tem uma preposição (por) e um pronome (quanto), ou, considerada como um todo, uma locução adverbial. Exs.:

I) "Por quanto dinheiro você vende seu apartamento?";

II) "Por quanto você vende seu apartamento?";

III) "Ele não sabia por quanto tempo ainda esperaria pelo médico".

3) Escreve-se, porém, como uma só palavra, quando é conjunção, caso em que pode ser substituída por pois ou porque. Exs.:

I) "Ele não se moveu, porquanto a conversa não era com ele";

II) "Ele venceu o concurso, porquanto não apareceu nenhum outro candidato".

4) De modo específico para o caso da consulta, vê-se, com facilidade, que o sentido do vocábulo no texto é pois ou porque, o que significa que é conjunção e se deve escrever como uma só palavra.

5) Vejam-se, assim, os seguintes exemplos, com indicação de seu acerto ou erronia entre parênteses:

I) "A nulidade produziu prejuízo à defesa, por quanto serviu como base para a negativa do privilégio legal do furto qualificado" (errado);

II) "A nulidade produziu prejuízo à defesa, porquanto serviu como base para a negativa do privilégio legal do furto qualificado" (correto).