COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Extrapauta ou Extra-pauta?

Extrapauta ou Extra-pauta?

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Atualizado em 15 de setembro de 2022 10:05

O leitor Samuel Fischer envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"Com as mudanças na ortografia, no que diz respeito ao hífen, como fica a escrita da palavra seguinte: extrapauta ou extra-pauta?"

E o leitor João dos Reis Pimentel quer saber:

"Qual a forma correta: extra pauta, extrapauta ou extra-pauta?"

Envie sua dúvida


1) Ante as recentes modificações em nossa ortografia, quanto ao hífen, como fica a escrita da seguinte palavra: extra-pauta ou extrapauta?

2) Ora, extra é prefixo latino, que tem o significado de algo que está fora ou algo que excede, como em extraconjugal.

3) Apenas em dois casos se usa o hífen:

a) quando o elemento seguinte se inicia pela mesma vogal que termina o prefixo: extra-alcance, extra-amazônico, extra-atmosférico;

b) quando o elemento seguinte se inicia por h: extra-hispânico, extra-hospitalar, extra-humano.

4) Desse modo, acopla-se diretamente à palavra seguinte, sem intermediação de hífen, quando iniciada esta por outra vogal, que não a que encerra o prefixo: extraembrionário, extraestatal, extraordinário, extraorgânico, extraurbano.

5) Continua valendo a regra de junção direta, mesmo que o elemento seguinte se inicie por consoante: extrabíblico, extracelular, extraduro, extragenital, extrajudicial, extramatrimonial, extranormal, extraparoquial, extrapauta, extratemporal, extraveicular.

6) Apenas para a hipótese de ser o segundo elemento iniciado por r ou s, dobram-se tais consoantes para continuidade do som originário: extrarregimental, extrarrenal, extrasseco, extrassensível.