COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Arco-íris - Qual é seu plural?

Arco-íris - Qual é seu plural?

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Atualizado em 26 de setembro de 2022 09:18

A leitora Neide Domingues envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"Minha dúvida suscita investigações, haja vista os dois plurais encontrados em fontes diferentes. No Ciberdúvidas: arcos-íris. No 'Nossa Língua Nossa Pátria', os arco-íris, ou seja, palavra invariável. Vocês poderiam me ajudar a escolher o plural de arco-íris?"

Envie sua dúvida


1) Uma leitora diz haver encontrado em fontes diferentes plurais também difversos para a palavra arco-íris. E indaga qual o plural correto: arcos-íris ou os arco-íris?

2) Importa observar, neste começo, que, desde o início do século XX, por delegação, a Academia Brasileira de Letras é o órgão incumbido por lei de listar oficialmente os vocábulos existentes em nosso idioma bem como de determinar-lhes a correta grafia, o gênero e eventuais variações, e ela o faz por meio da edição periódica do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.

3) Pois bem: uma consulta à mais recente edição do VOLP mostra que, ao lado do registro do substantivo masculino arco-íris, está a indicação de seu plural: arcos-íris.1

4) A razão técnica para essa flexão no plural reside no fato de que arco-íris é um substantivo composto, formado por dois substantivos, e, quanto assim ocorre, o primeiro substantivo sempre varia no plural.

5) Resolvida a questão, oportuno é observar, acerca dos tira-dúvidas e dicionários, que, não importando a grande contribuição que possam prestar aos usuários da língua portuguesa, se houver alguma desavença entre eles e o VOLP, a razão há de estar sempre com este último, no que concerne à existência, flexão e modo de ser e de escrever dos vocábulos em nosso idioma.

_______________________

1 Cf. Academia Brasileira de Letras. Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. 5. ed., 2009. São Paulo: Global. p. 75.