COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Assistir razão

Assistir razão

quarta-feira, 18 de janeiro de 2006

Atualizado em 26 de setembro de 2022 16:08

O Dr. Rodrigo Baldocchi Pizzo envia-nos a seguinte mensagem:

"Prezado Dr. José Maria da Costa, gostaria de saber do nobre Professor se é correto o uso da expressão: 'assiste razão o requerente'. Não seria mais correta a afirmação: 'assiste razão ao requerente (...quanto ao pedido/quanto ao requerimento, etc.)'. Verificamos corriqueiramente o uso da primeira hipótese no meio forense, e essa forma de redação me causa dúvidas acerca de sua concordância verbal e propriedade vernacular. Saudações de um Migalheiro!"

Envie sua dúvida


1) Quando se diz "assistir razão", o verbo assistir tem o significado de pertencer, caber.

2) Em oração com tal verbo na mencionada acepção, razão será o sujeito, e o referido verbo será transitivo indireto, de modo que exigirá um complemento preposicionado, um objeto indireto. Exs.:

a) "A razão assiste ao réu";

b) "O direito assiste ao vencedor".

3) Em sentido prático, basta ver orações em que se empreguem os sinônimos referidos:

a) "A razão pertence ao réu";

b) "O direito cabe ao vencedor".

4) É importante acrescentar que, em tal sentido, diferentemente de outros de seus significados, assistir admite lhe como complemento. Exs.:

a) "A razão assiste-lhe";

b) "O direito assiste-lhe".

5) Ante tais ponderações conceituais, será equivocado o emprego de tal verbo, no mencionado sentido, como transitivo direto: "Assiste razão o requerente". Corrija-se: "Assiste razão ao requerente".

6) Acrescente-se, por fim, que a questão aqui estudada não concerne à harmonização do verbo no singular ou no plural, adaptando-se ao sujeito; em outras palavras, não se trata de concordância verbal. O assunto diz respeito, isto sim, ao tipo de complemento que o verbo exige:

a) sem preposição?;

b) com preposição?;

vale dizer, a questão concerne à regência verbal.